TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso

Por:   •  29/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA

POLO – PENALVA

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

VANDERCLEIA GOMES DA SILVA

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Penalva/MA

2021

O FAZER PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO DE AUTISTAS NA ESCOLA

A intervenção pedagógica na educação especial será explanada alguns pontos relevantes acerca dos entraves e avanços enfrentados por esses profissionais em seus serviços frente à inclusão de pessoas com autismo na escola. Destacando assim, a importância da ação pedagógica para a realidade dessas pessoas juntamente ao atendimento das inúmeras necessidades da população estudantil e seus familiares.

A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, a educação inclusiva garantiu de fato seu espaço na sociedade. Haja vista que desde os primórdios da história, era direcionada somente as classes dominantes elitizadas, como dominação social as classes inferiores, baseados na ideia de que o conhecimento era somente para alguns, e os menos favorecidos não precisariam aprender.

Os desafios rumo ao sucesso são muitos, e para tornar efetiva a conquista pela intervenção do profissional pedagógico na rede de ensino, assim como outras áreas de acesso público. Em decorrência a esse fato, Oliveira (2011) sublinha que é preciso conhecer e entender a articulação de três leis que dispõe sobre o trabalho do pedagogo nos espaços sócio-ocupacional, sendo elas: “uma de cunho municipal, uma estadual e outra a nível federal”. (OLIVEIRA, 2011, p. 89).

Leis essas que se fossem respeitadas e cumpridas por cada uma dessas esferas, muitos avanços e transformações seriam alcançados para as localidades e para o país em si rumo a melhorias e cidadania, tanto na educação especial, como na saúde, segurança pública, moradias e inúmeros outros benefícios à população.

Para um melhor fundamento e teor informativo de disposição legal para transformar essa realidade e possibilidade de virar essa página, seria necessária execução de uma medida capaz de colocar em prática a implantação do serviço específico em pedagogia nas escolas. E com isso colocar em ação as atividades dos pedagogos na rede de ensino direcionados a educação especial. Para isso, força de vontade, compromisso e seriedade por parte da gestão responsável em prol de melhorias e firmamento para fazer acontecer. Frente a essa afirmação, coloca-se a seguinte observação:

Os desafios postos ao trabalho dos pedagogos diante dessa conjuntura não estão presentes apenas em conhecer profundamente as muitas faces da questão governamental, mas em saber receber e lidar com a mais perversa expressão que desigualdade econômica, política, social e cultural que abrange a maioria da população, impõe, transforma e impacta sobre uma sociedade. (SILVA, 2017).

No Brasil e no mundo, muitas necessidades e direitos à população são os violados, desviados, barrados e dificultados ao povo, não se sabe se é pelo fato de levar informações, sabedoria, instruções de poder a estes ou se é por puro descaso e ganância. O cenário atual, é marcado pelos reflexos destruidores advindos da corrupção, trazidos e passados até as gerações de hoje, talvez por conveniência ou acomodação de muitos que nada fazem para mudar essa história.

Realidade essa tão repetitiva e frequente no país, ou ainda pelos incontáveis obstáculos postos a luta de quem busca por mudança desse e de tantos outros problemas. Isso se tem graças ao eixo central com a retração do Estado para com os interesses voltados para a área social.

Privilegiando ações que estrategicamente são implementadas para favorecer o crescimento econômico em benefícios próprios. Se cada um fizesse sua parte e cumprissem com sua responsabilidade, compromisso, respeito e ética talvez o cenário da educação, saúde, segurança e direitos humanos estariam vivendo dias melhores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com