TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Pratica e Pesquisa

Por:   •  20/11/2018  •  Dissertação  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Dirigido

Texto:

SEVERINO, Antonio Joaquim. A pesquisa qualitativa e suas referências epistemológicas. Cadernos de Ensaios e Pesquisas. Niterói, UFF; v. 3 - n.7; p.7 a 18 / jan.- jun. 2002.

1) Diferencie as abordagens quantitativas e qualitativas das metodologias de pesquisa, diferenciando-as.

Abordagem quantitativa, abordagem mais voltada para o método científico, onde os dados são mais vistos com facilidade. Prioriza apontar numericamente a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo. Unem-se, num mesmo procedimento metodológico, o tratamento experimental da observação, da descrição, da manipulação e do registro de dados e um tratamento matemático, que permite uma formulação quantitativa das relações que se desvelam entre esses dados observados. Já a abordagem qualitativa está mais relacionada no levantamento de dados sobre as motivações de um grupo, em compreender e interpretar determinados comportamentos, a opinião e as expectativas dos indivíduos de um meio educacional. Esta abordagem da pesquisa educacional traz implícita a vinculação a novas epistemologias investigadas que possam sustentar, uma vez que as metodologias investigadas envolvem sempre uma concepção previa acerca do sujeito que conhece e das condições de possibilidade do próprio conhecimento.

2) Qual o papel do positivismo na formação das ciências sociais?

O projeto positivista, ao logo da segunda metade do século XX, vai buscar desenvolver o campo das ciências humanas. O positivismo torna-se então o paradigma epistemológico único e hegemônico, a coordenar todos os esforços que são feitos pelos cientistas preocupados em conhecer melhor o fenômeno humano. Como parte integrante dos fenômenos sociais, os processos educacionais passaram também a ser estudados sob as mesmas perspectivas marcadas pelos pressupostos positivistas. Por isso mesmo, o conhecimento científico no campo educacional buscava identificar, isolar e controlar as variáveis que compunham os fenômenos da educacional; a fim de se poder verificar as relações casuais que se estabeleciam entre as diversas variáveis em presença, de maneira determinística e permanente.

3) Quais os pressupostos tidos como ideais nas pesquisas?

4) Segundo CHIZZOTTI (1991), não se aceita mais um padrão único de pesquisa para todas as ciências. Como então resolver esta questão?

5) Com suas palavras, apresente uma conclusão para o texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com