TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de conclusaõ de Curso

Por:   •  28/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.452 Palavras (14 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE UBERABA- UNIUBE

CURSO DE PEDAGOGIA

 

Fernanda Caetano De Jesus

TEMA: DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR DA CRIANÇA

MONTES CLAROS-MG

2017

                                   FERNANDA CAETANO DE JESUS

TEMA: DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR DA CRIANÇA

                       TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como requisito parcial de avaliação do componente curricular de Trabalho de Conclusão de Curso (Trabalho de Construção de Aprendizagem) da etapa VI do curso de Pedagogia.

MONTES CLAROS-MG

2016

                                         

                                                                                       Dedicatória:

      Dedico esse trabalho a meus filhos: Lívia Lorena, Felipe Gabriel que são o pulsar do meu coração, a meu marido Júnior que muito me ajudou pra que eu chegasse até aqui e minha mãe Cleuza que sempre me ensinou a seguir em frente.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por sempre ter iluminado meu caminho

 A minha mãe, pelo exemplo de mulher honesta e batalhadora.

 

A meu marido, por todo o apoio e compreensão.

.A todos os amigos e colegas, que colaboraram para que esta pesquisa se realizasse.

Aos professores, pela compreensão e paciência.

Aos meus familiares pelo apoio e carinho.

                                                                                                                Epigrafe

                     Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

                                                                                                   Cora Coralina

INTRODUÇÃO

Entendendo a importância dos estudos sobre o Desenvolvimento biopsicomotor da criança para o professor-educador, este trabalho tem como objetivo fundamental discutir sobre a importância de aprofundarmos nossos conhecimentos para atuar no desenvolvimento infantil, de forma integrada com os aspectos afetivos cognitivos, psíquicos, entre outros. Tal discussão está embasada na leitura do texto “desenvolvimento biopsicomotor da criança” da autora Adriana Marques Aidar e et al.; em artigos,reportagens, imagens poemas e demais gêneros utilizados para aprofundar a pesquisa. Nesse trabalho analisarei os textos pesquisados, relacionando, comparando e distinguindo os entendimentos com os estudos teóricos realizados.

A importância do desenvolvimento biopsicomotor da criança para o professor- educador

Conhecer as características do desenvolvimento motor da criança é fundamental para orientação do trabalho do pedagogo e ou professor, para que estes profissionais tenham segurança e fundamentação teórica na proposição de atividades condizentes com a fase em que a criança se encontra. Percebemos que para AJURIAGUERRA apud ALVES (2007, P.2) “a psicomotricidade é a realização do pensamento através do ato motor preciso, econômico e harmonioso”, entendemos que a evolução da criança é sinônima de conscientização e conhecimento cada vez mais profundo do seu corpo, por isso para desenvolvermos certas atividades com as crianças devemos ter conhecimentos teóricos para verificar se ela já adquiriu maturidade e também devemos reconhecer quando a criança está aquém do esperado, necessitando de atividades que a estimulem. Por exemplo, uma criança de 2 a 4 anos chuta a bola sem direção, não reconhece noções temporais (ontem/ hoje/amanhã), não usa tesoura e etc. Tudo isso aprimorará com o tempo, ou seja, quando estiver com 4 a 6 anos de idade. Outro exemplo é que a professora não pode exigir a uma criança de cinco anos de idade que diga os dias da semana com precisão ou meses do ano, direita e esquerda, pois ainda não adquiriu maturidade para isso poderá ensinar a partir dos seis anos, pois assim facilitará o trabalho do professor e a aprendizagem da criança.

 

 GUISELINI (1985, p.33) afirma que o “movimento corporal é um agente educacional por excelência”. Entretanto entendemos que é preciso oportunizar a criança o espaço adequado para que possa se expressar também por meio de seu corpo. Ainda pensando nisso muitos professores ainda acham que a criança só aprende direita e esquerda, por exemplo, é com lápis e papel, colorindo o desenho que está à direita e a esquerda do menino, ou que o aluno só desenvolverá a coordenação motora fazendo ondas em folha. È certo de que muitos alunos não têm uma preparação inicial para desenvolver a coordenação motora nem com lápis e papel nem com materiais concretos. Isso todos nós sabemos que é fundamental no aprendizado, principalmente o da escrita, acarretando grandes dificuldades tanto para o professor ensinar o aluno, como para ele aprender. Ainda refletindo o pensamento de Guiselini a criança trabalha com o movimento corporal na simplicidade de forma lúdica: nas brincadeiras de rua, nas brincadeiras espontâneas com os amigos e muito mais, e quando estão vivendo esses momentos de alegria da infância, nem elas, nem os pais, e muitos professores, não percebem que esses momentos as crianças estão desenvolvendo várias funções do corpo para o aprendizado escolar, ou seja, elas antecipam o trabalho do professor no qual talvez fosse desenvolver essas habilidades com muito mais trabalho usando lápis e papel. Então fica claro para nós educadores que mesmo que a criança entre na escola com 1 ou 2 anos ela tem e precisa viver sua infância, realizar brincadeiras típicas de crianças. Para isso MEUR e STAES (1984, p. 8) comentam que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com