TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de portugues

Por:   •  25/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Projeto Leitura, o tema escolhido foi Poesia e a criança, como levar a poesia as crianças que estão cercadas por novas tecnologia e desenvolver o gosto pela leitura. Resgatar sentimentos, as rimas e os ritmos que a poesia traz em cada estrofes.

Neste projetos irá encontrar o público-alvo em que irá se trabalhar, contéudos, metodologia, materiais em que foram utilizados, as dificuldades em se trabalhar com poesia, objetivos do projeto, justificativa e fundamentos teóricos, recursos, cronogramas, avaliação e imagens do projeto aplicado.

Nome da instuição: Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.

Situado, Avenida Marechal Rondon, 126 Centro de Osasco/SP

Titulo:

Poesia e a Criança.

Livro escolhido:

Poemas do Mar, Autor com seleção Ruth Rocha.

Objetivo: Utilizar a poesia é desenvolver a fala, sendo uma das habilidades a serem desenvolvidas nos anos iniciais da educação infantil. Ampliando com delicadeza e a sensibilidade da comunicação das crianças, com o desenvolvimento o concentração e principalmente que a criança saiba para escutar, declamar e a reproduzir os poemas, utilizando a sonoridade poética. Ampliar o vocabulários, aprender a se expressar com o grupo, conhecer através das poesias os animais marítimos e os outros seres que ali vivem. E levar os alunos a conhecer outras formas literárias “a poesia”. Resgatando um pouco da poesia que se escutava quando a mãe cantarolava canções de ninar, canções que acalmavam quando era bebezinho.

Público Alvo:

Crianças frequentadoras da biblioteca.

Problema:

As dificuldades em se trabalhar com crianças em nosso tempo é dificuldade das crianças escutarem e observarem o que se está sendo dito. Vivemos num mundo em que as crianças nascem cercadas pelas tecnologias, em que até mesmo para se ler um livro se acessa um tablete com imagens prontas, a dificuldade do ouvir, quando se trabalha a poesia decantada, de se trabalhar a acuidade das crianças, a atenção, o desafio de compreender as rimas. As mães sempre cantarolavam músicas com rimas e com o tempo vem se apagando. Trazer a sensibilidade das crianças através da sensibilidade do professor.

Objetivos dos projetos:

-Levar as crianças ao conhecimento e compreensão de línguas tanto escrita, quanto falada de diferentes gêneros textuais;

-Estimular a leitura de diversos gêneros literários adequados à faixa etária : contos, poemas, crônicas;

- Levar à compreensão das rimas e do ritmo próprio dos poemas;

- Desinibir as crianças , incentivando formas de comunicação mais elaboradas por meio de rimas , aumentando sua autoestima.

Justificativa:

Quando se trabalha com a poesia trabalham-se os sentimentos, estimulando o ouvir trabalha-se a acuidade das crianças, a busca de rimas fala à compreensão.

As rimas remetem às cantigas de ninar e ao trabalhar a poesia pode-se resgatar os sentimentos da cantigas cantadas pelas mães e pelas avós, aguçando a sensibilidade das crianças.

Fundamentação teórica

A poesia é uma construção do ser humano realizada para tocar a alma e despertar a consciência; ela pode ser encontrada nas artes em geral – pintura, desenho, fotografia, dança – e na literatura, sendo que nesta arte em especial podemos encontrá-la na prosa poética ou no poema.

O poema é um texto literário onde o poeta utiliza rimas e/ou métrica para obter ritmo, cadência que se adeque à mensagem poética com que ele deseja tocar o leitor, seja pelo encantamento, pela indignação, pela emoção.

O poema escolhido deve despertar a sensibilidade daquele que a declama; se a pessoa que declama a poesia não sentir sua essência, não conseguirá despertar nos ouvintes a sensibilidade do ouvir.

Conteúdo

-Formação humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com