TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho plano de aula

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

Tema: Preservar hoje, para não faltar amanhã!

[pic 1]

Área do conhecimento: Natureza e sociedade.

Publico Alvo: Educação Infantil: 4 a 5 anos

1: Conteúdo:

Água: preservação, uso, desperdício.

Água é uma das substancias mais abundante em nosso planeta e pode ser encontrado em três estados físicos: sólidos (geleiras), líquidos (rios) e gasosos (vapor d´água na atmosfera). É composta por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando molécula de H2O.

A água mantém todo estilo de vida na terra de forma indispensável, sendo usada para o consumo, higiene, navegação, produção de alimentos e geração de energia, entre muitos outros. O crescimento populacional exige a necessidade de aumentar o consumo de água para a produção de alimentos e para as indústrias. Porém os resíduos na maioria dessas atividades são liberados para o ambiente sem nenhuma forma de tratamento, comprometendo não só a água, mas todo o ecossistema, trazendo uma serie de problemas que comprometem a quantidade e a durabilidade dos recursos hídricos.

 As águas fluviais são hoje agredidas pelas fábricas com excesso de poluentes carregados de substâncias que podem constituir causas serias de poluição como, ovos de parasitas, fungos, bactérias e vírus que ocasionam doenças como tuberculose, tifo, cólera e hepatite.

É essencial para a manutenção da saúde e do bem estar de todo ser humano o acesso á água potável, que pode ser consumida sem nenhum risco de contaminação por agentes biológicos ou químicos. A água pode ser contaminada de muitas maneiras: Pelos esgotos domésticos, pela acumulação de lixo e detritos junto de fontes poços e cursos de água; pelos produtos químicos que agricultores utilizam para combater as doenças de suas plantações e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis d´água existentes no subsolo; pelos resíduos nucleares radiativos, depositados no fundo do mar; pelas lavagens clandestinas e naufrágios de barcos no alto mar, que largam combustíveis e toneladas de petróleo que comprometem toda a vida marinha.

Contudo algumas indústrias se mostram sensibilizadas com a atual situação, não só da contaminação, mas também da sua diminuição e estão adotando medidas de prevenção. Como as indústrias Altenburg, que em sua nova coleção não é passa pelo processo de alveja mento que economiza 150 litros de água a cada 70mil do percal 180 fios fabricados. (fonte: revistacasaclaudia, setembro2013/ www.alternburg.com.br) em Guarulhos, São Bernardo do Campo, São Carlos e São Vicente, em São Paulo e Goiânia estão entre as cidades que oferecem descontos no IPTU para quem adotar medidas ecológicas em casa, como telhado verde, captação de água da chuva. (fonte: revista casaclaudia/agosto de 2013).

 Vamos lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta, sendo de extrema importância para nossa sobrevivência. É o recurso natural mais abundante. Além de matar a sede, estão nos alimentos, nos carros, nas roupas, revistas, muita água foi usada na fabricação desses objetos. Contudo o recurso mais vital, para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento. Estima-se que cerca de 40% da população global viva hoje sob a situação de estresse hídrico, essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferiores a 1 700 metros cúbicos de água por habitantes, limites mínimos considerados seguro pela organização das Nações Unidas (ONU) (fonte: planetasustentavel.abril.com.br) .Além dos problemas da diminuição da água para o consumo humano ,acarretará danos na agricultura e na produção industrial uma vez que  água e crescimento econômico estão juntos .

A diminuição da água é silenciosa, tende a ser percebida apenas quando é tarde para agir. Diante da atual situação precisa-se que a população adote medidas não só de preservação, mas também de economia, de bom uso.

Estudos mostram que, futuramente, a água poderá se tornar rara, se continuar sendo desperdiçada. O ano de 2003 foi denominado pela ONU como o Ano Internacional da Água Doce. (fonte: folhauol.com. Br). A água cobre 70% da superfície da terra, porém, 97,5% são salgadas, dos 2,5% de água doce restante, quase dois terços estão congelados nos pólos. Mesmo sendo um bem renovável está sendo ameaçada pela poluição e pelo mau aproveitamento.  Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental.

Algumas atitudes podem reduzir o desperdício: Aproveitar as águas da chuva. Reaproveitar o papel, pois para produzir o papel se gasta muitos litros de água. Fechar a torneira enquanto se escova os dentes, diminuição do tempo no banho, cuidar de possíveis vazamentos e não lavar as calçadas utilizando água potável, muito menos utilizando mangueira, o que em algumas cidades como São Paulo é proibido e passível de multas. Reduzir o consumo doméstico de água potável (ao lavar legumes, verduras rega de jardins, por exemplo) e, não contaminar os cursos d´água. Essas mudanças de hábitos entre outras geram grandes diferenças. Por isso, hoje, mais do que nunca as crianças devem aprender bem cedo, a importância da água, recurso indispensável á vida.   As atividades deverão sensibilizar as crianças sobre os cuidados com os desperdícios e mostrar sua importância.

2. Objetivos: Reconhecer a importância da água, identificar onde há água e definir meios de preserva - lá no dia –a dia.

3 : Recursos:

Copos descartáveis

Água (para beber)

1Folha de papel cenário

Folha de A4 com atividade xerocada (música Á AGUA, de Cristina Mel)

Cola

Tesoura (sem ponta)

Revista (usadas)

Giz de cera

Frutas

4:Etapas da aula :

a) Introdução ao tema da aula - Sensibilidade / contextualização:

Duração prevista: 10 min.

Para abordar o assunto com as crianças de início sobreponha copos descartáveis sobre as mesas. Acolha as crianças e pergunte-as: ”Quem gosta de água”?”” Quem quer água?”“

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (154.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com