TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO PLANO DE MARKETING

Projeto de pesquisa: TRABALHO PLANO DE MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.862 Palavras (16 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 16

DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

TRABALHO PLANO DE MARKETING

Viamão, 2013

SUMÁRIO

SUMÁRIO EXECUTIVO 3

1 PLANEJAMENTO 4

1.1 INTRODUÇÃO 4

1.1.1 Descrição do Produto 6

1.1.2 Pesquisa 6

1.2 ANÁLISE AMBIENTAL 7

1.2.1 Concorrentes/consumidores 8

1.2.2 Fatores políticos legais 9

1.2.3 Fatores econômicos 9

1.2.4 Fatores socioculturais 10

1.2.5 Fatores tecnológicos 10

1.2.6 Fatores externos 10

1.2.7 Fatores internos 10

1.3 PÚBLICO-ALVO 10

1.3.1 Variáveis Geográficas 12

1.3.2 Variáveis demográficas 12

1.3.3 Variáveis psicográficas 13

1.3.4 Variáveis comportamentais 13

1.4 POSICIONAMENTO NO MERCADO 13

1.5 MARCA E SLOGAN 14

1.6 OBJETIVOS E METAS 15

1.7 ESTRATÉGIAS DE MARKETING 16

1.7.1 Produto 16

1.7.2 Preço 17

1.7.3 Ponto/praça/distribuição 17

1.7.4 Promoção 17

2 IMPLEMENTAÇÃO 18

3 AVALIAÇÃO E CONTROLE 21

SUMÁRIO EXECUTIVO

O presente trabalho refere-se à elaboração de um plano de marketing ara a empresa Bella Beauty S.A. A empresa é do ramo de produção de cosméticos e higiene pessoal, localizada na cidade de Porto Alegre – RS. Para a elaboração deste trabalho foi feita uma pesquisa situacional analisando-se o ambiente externo e interno da empresa, foram feitas pesquisas sobre concorrentes, consumidores, fatores políticos, legais, econômicos, socioculturais, tecnológicos, definição do publico alvo, posicionamento do mercado, objetivos e metas, marca e slogan, implementação e avaliação de controle. Com estas informações foram propostas as estratégias de marketing, juntamente com os objetivos recomendados para a sua implementação. Por fim, foram propostos os planos de ação, controle, e reavaliação, necessários à implementação do plano de marketing na empresa Bella Beauty S.A.

1 PLANEJAMENTO

1.1 INTRODUÇÃO

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de esmaltes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, sendo que a última pesquisa do Instituto Nielsen (Empresa especializada em pesquisa de mercado) aponta que este mercado cresceu 35% no primeiro semestre de 2013.

Vive-se, no século XXI, o culto ao corpo e à beleza de uma forma como nunca vista antes. Padrões de beleza são impostos por uma sociedade arbitraria que incentiva, ao consumo agressivo, de cosméticos e produtos de tratamento de beleza, é a chamada “Sociedade da beleza”. Segundo Kotler (2006) a influencia cultural e social é um ponto determinante no comportamento do consumidor. Uma criança brasileira cresce em meio ás cirurgias plásticas, ao culto ao corpo sarado, a pele vistosa e ao cabelo liso, entre outros. Assim, culturalmente, é influenciado a se inserir nestes requisitos cultural/social aceitos pelo grupo.

Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da preocupação com a saúde. Outros fatores, associados aos conceitos da “Sociedade da Beleza” contribuíram para este crescimento. Dentro os quais podem ser citados a valorização do real, o acesso ao crédito e a ascensão de milhões de brasileiro á classe C. Os últimos anos viram a expansão da classe média no Brasil.

No final de 2008, essa "fatia" já somava 53,8% da população, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), que, com um poder de compra maior, passaram a consumir mais e ajudaram o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro a registrar um crescimento acima de 3% nos últimos quatro anos. O desenvolvimento econômico fez com que classes sócias mais baixas, que não investiam muito em beleza, passassem a freqüentar salões, adquirir cosméticos e investirem nos tratamentos de beleza.

No Brasil, a indústria de perfumaria e cosméticos é um dos setores que mais se destacam e dificilmente enfrentam crises. Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) houve um crescimento acumulado de 270,0% nas exportações entre 2003 e 2012 na balança comercial, as importações cresceram 508,0% no mesmo período. A balança comercial no setor de cosméticos registrou um índice de 12,3% na exportação de cremes para pele, bronzeadores e protetor solar. Um dos fatores que contribuíram para excelência no setor é a participação da mulher no mercado de trabalho, cada dia mais mulheres ocupam cargos de importância, com isso, a remuneração consequentemente é elevada, incentivando o público feminino a gastar mais com produtos de beleza, despertando o instinto de vaidade presente dentro de toda mulher.

Para garantir ao consumidor a aquisição de produtos seguros e de qualidade, a Anvisa é responsável pela autorização de comercialização de artigos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, mediante a concessão de registro ou notificação, tudo conforme a RDC Nº 211, DE 14 DE JULHO DE 2005. Os esmaltes são definidos como produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, sendo “preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano, pele, sistema capilar, unhas, lábios, órgãos genitais externos, dentes e membranas mucosas da cavidade oral, com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência e ou corrigir odores corporais e ou protegê-los ou mantê-los em bom estado”. Esmalte, verniz e brilho para as unhas se enquadram na classificação de produtos grau 1, são produtos de higiene pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com