TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida seca

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 10

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 62ª. Rio, São Paulo: Record, 1992.

Ana Paula Rosa Teles

A obra Vidas Secas publicada pela editora Record em 1992 sendo esta a sexagesimal segunda edição, pelo escritor Graciliano Ramos vidas secas é seu quarto romance publicado , Graciliano Ramos nasceu em Quebrângulo, em 27 de outubro de 1892. Primeiro de dezesseis irmãos de uma família de classe média do sertão nordestino, ele viveu os primeiros anos em diversas cidades do Nordeste brasileiro, como Buíque (PE), Viçosa e Maceió (AL). Terminando o segundo grau em Maceió, seguiu para o Rio de Janeiro, onde passou um tempo trabalhando como jornalista.Adoeceu gravemente em 1952. No começo de 1953 foi internado, mas acabou falecendo em 20 de março de 1953, aos 60 anos, vítima de câncer do pulmão.

O livro de dividido em treze capítulos, escrito dentro dos conceitos da literatura brasileira. A obra é inspirada em muitas histórias que Graciliano acompanhou na infância sobre a vida de retirantes, na história, o pai de família Fabiano acompanhado pela cachorra Baleia, sua mulher Sinha Vitória , seu filho mais novo e seu filho mais velho, estes são considerados os personagens mais importantes .Escrito em terceira pessoa, Graciliano não focaliza os efeitos do flagelo da seca através da crítica, mas em narrar a fuga da família, a desonestidade do patrão e arbitrariedade da classe dominante, impossibilitada de adquirir o mínimo de sobrevivência.

No primeiro capitulo intitulado " Mudança" , fala se sobre a dificuldade de viver em um sertão, a planice avermenhada dos juazeiros, devido á seca do lugar, há pobreza e falta de água faz com que a familía de Fabiano abandone sua casa em busca de uma vida melhor, junto com a baleia sua cachorra de estimação ela é uma cachorra.

No segundo capítulo intitulado " Fabiano", conta-se sua história, ele é um homen bronco,inimigos ds palavras. Ele se corrige por por ser reconhecido feito bicho e se afirma enquano homem, ele era parecido com seu pai e seus filhos já se pareciam com ele. Não gostava de viver em sociedade preferia ao lado dos animais de sua cachorra Baleia, um homem de poucas palavras, gostava de cantada e contar histórias. Ele admirava seu Tómas da Bolandeira por falar culto, mas achava desnesessario, pois ele achava inultio naquele lugar onde só havia miseria. Ganhou de seu patrão um cavalo, perneiras um gibão e sapatos mas sabia que quando fosse embora deixaria tudo , não uso nada disto pois era acostomado com em ficar escalço. Achava a mulher doiada por querer uma cama, em meio aquela vida que tinham, Fabiano era um homem pobre ma feliz com o que tinha.

No terceito capítulo intitulado " cadeia", Neste parte do livro ele relembra um episodia de sua vida. Qando ele foi preso pelo soldado amarelo por arruaça e desacato a autoridade, tudo começa quando ele vai a feira comprar mantimentos, e parou na bodega de seu Inácio para comprar um querosene e tomar uma água ardente quando entrou o soldado aamarelo chamando-o para jogar trinta e um, ele aceitou , mas com sua igênuidade perdeu o dinheiro, tiste e sem saber como contar a Sinha Vitória, então o soldado começa irrita-lo . Fabiano perde a paciência e fala mal da mãe do soldado queo leva para cadeia , na cadeia só pensa nás crianças e em sua esposa envergonhado do que fizera.

No quarto Capítulo intitulado "|Sinha Vitória ", o autor faz uma descriçao de sinha Vitoria ela era uma munher vaidosa,embora vivesse em meio a pobresa. Ela pega lenha para ascender a fogueira para assar o preá, pensando em ter uma cama igual ao senhor Bolandeira mas com o que tinham nunca sobrava dinheiro para comprar ela então propôs que se economizasse nas roupas e no querosene. Sinhá Vitória achou um absurdo a proposta, pois eles já se vestiam mal e pouco usavam o querosene, se recolhiam cedo todas noites. Ela sugeriu que o problema do dinheiro eram os gastos com pinga e jogo. Ele retrucou que muito era gasto com sapatos caros que ela usava em festas, com os quais ela mal sabia andar, parecendo um papagaio. Sinhá Vitória entristeceu-se com a comparação.

No quinto capítuli intitulado " O Menino Mas Novo" faz um breve relato do dia em que seu pai foi colocar arreíos em uma égua ele foi junto, pois para ele era uma grande aventura pois se pai é seu herói , ele queria ser como forte valente, Um menino como os outros muito magro devidoa situação em que viviam, era uma criança feliz mesco com tanta dificudade seu sonho era como diz neste treicho do livro.

" Quando fosse homen, caminharia assim, pesado, cambaio, importante, as rosetas das esporas tilindrando. Saltaria no lombo de um cavalo brabo e voaria na caatinga como um pé-de-vento, levando a poeira.Ao regressar, apear-se-ia num pulo e andaria no pátio assimtorto de perneiras, gibão, guarda-peito e chapéu de couro com barbicacho. O menino mais velho e a baleia ficariam admirados."( Ramos, 1992, pag.53)

No sexto capítulo intitulado "O Menino Mais Velho" um menino curioso que irritava seus pais com tantas perguntas sobre tudo e quando não sabião respode-lo davam algumas pacadas nele, para ele parar de perguntar, ele era como seu irmão magro sofria de colera, como não sabia falar direito initava os animais o barulho do vento sua unica amiga alem de seu irmão era a cachorra baleia que parecia ate gente pois quande ele não tinha nada para fazer contava histórias a lela . Sua mãe irritada com ele porque ele ouviu ela falar da palavra inferno e ele nunca tinha ouvido esta palavra anter perguntou seu significado ela não queria eesplicar ou não sabia como mandou ele perguntar ao pai sem resposta também ficou idignado, ela cheio de duvidas sobre tudo e nem sempre tinha respostas para suas perguntas.

No setimo capítulo intitulado "Inverno" chega a epoca de chuva e noite e Sinha Vitória esta em casa com Fabiano e os meninos acolhidos com medo da chuva forte pois pode ter alagamentos e desmoronamentos de terra, a agua chega ao curral e os animais escondem perto da casa, Fabiano para passar o tempo conta história mas se irrita quando o menino mais velho pega madeira para a fogueira, ele acha uma falta de respeito, que se esconde na barra da saia de sua mãe. Quando o dia chega ela vai limpar a casa cheia de lama por causa da inchente e adormece pelo cansaço.

No oitavo capítulo intitulado "Festa" a familía se arruma para ir a igreja, sinha Vitória com umvestido vermenho, sapato de saltos enormes, Fabiano havia comprado um pano que fizera suas roupas e a dos meninos com paleto calças sendo que a do Fabiano era tão justa sua camisa que mostrava sua barriga, a cidade é longe e eles cancados de andar enfretando pedra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com