TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vygotsky, Paulo Freire e a revisão do contexto social e histórico no processo de educação

Tese: Vygotsky, Paulo Freire e a revisão do contexto social e histórico no processo de educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 5

VYGOTSKY, PAULO FREIRE E A CONSIDERAÇÃO DO CONTEXTO SÓCIOHISTÓRICO NO PROCESSO DE APRENDIZADO

“Na ausência do outro, o homem não se constrói homem.”

(Lev S. Vygotsky)

Escrever sobre Vygotsky (1896-1934) é recuperar a trajetória de um estudioso brilhante que, embora tenha vivido pouco (morre de tuberculose aos 37 anos), deixou uma vasta obra que só tornou-se acessível ao mundo ocidental, aproximadamente na década de 60 e no Brasil, em final da década de 70 através de pesquisadores que estudaram no exterior.

Até em seu próprio país, Rússia, suas obras ficam proibidas no período de 1936 a 1956 por questões políticas.

Piaget lamentou que os dois não tivessem se encontrado para dialogar sobre seus estudos e convicções.

No início do século XX, período em que Vygotsky com mais alguns jovens intelectuais (Luria e Leontiev) começam a trabalhar, buscando construir um novo conceito de Psicologia, os dois tipos de abordagens psicológicas existentes eram:

1. Psicologia como ciência natural – “procurava explicar processos elementares sensoriais e reflexos, tomando o homem basicamente como corpo. Essa tendência relaciona-se com a psicologia experimental, (...)” preocupando-se com a quantificação de fenômenos observáveis”. (Oliveira, 1995, p.22)

2. Psicologia como ciência mental – “descrevia as propriedades dos processos psicológicos superiores, tomando o homem como mente, consciência, espírito”. (Oliveira, 1995, p.22-23)

Essas duas abordagens, para Vygotsky, com seus postulados, não eram suficientes para compreender os processos psicológicos superiores (percepção, atenção, memória, capacidade para solucionar problemas). Lev S. Vygotsky

Dessa forma, busca-se uma nova abordagem para a psicologia, apoiada em três idéias básicas para o pensamento vygotskyano, de acordo com Oliveira (1995, p. 23-24).

As funções psicológicas têm um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral (o cérebro não é um sistema de funções fixas e imutáveis, mas um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. Dadas as

imensas possibilidades de realização humana, essa plasticidade é essencial: o cérebro pode servir a novas funções, criadas na história do homem, sem que sejam necessárias transformações no órgão físico).

O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico (o homem transforma-se de biológico em sócio-histórico, num processo em que a cultura é parte essencial da constituição da natureza humana. Não podemos pensar o desenvolvimento psicológico como um processo abstrato, descontextualizado, universal: o funcionamento psicológico, particularmente no que se refere às funções psicológicas superiores, tipicamente humanas, está baseado fortemente nos modos culturalmente construídos de ordenar o real).

A relação homem/mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos (a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas uma relação mediada, sendo os sistemas simbólicos os elementos intermediários entre o sujeito e o mundo).

Mas como essas considerações podem contribuir na educação?

Segundo o estudioso, é no convívio com outros seres humanos e no contato com a cultura que desenvolvemos as funções psicológicas superiores, que se constituem como características essencialmente humanas.

O desenvolvimento ou evolução do ser humano vai acontecendo pela organização das informações recebidas do meio em que vive, e, como considera Claudia Davis (apud Lopes, 1996, p.34), “as informações nunca são absorvidas diretamente do meio. São sempre intermediadas, explícita ou implicitamente, pelas pessoas que rodeiam a criança, carregando significados sociais e históricos”.

Confirmando as considerações de Davis, Oliveira diz que “todas as funções no desenvolvimento da criança apareceram duas vezes: primeiro, no nível social, e , depois, no nível individual; primeiro entre as pessoas (interpsicológica), e, depois, no interior da criança (intrapsicológica)” (1995, p.38-39).

Para explicar a evolução intelectual, Vygotsky utiliza-se de três conceitos desenvolvidos por ele, de acordo com o que segue no quadro explicativo:

Essas idéias desenvolvidas por Vygotsky e muitas outras acabaram por influenciar o entendimento do processo educativo, do papel do professor, como o aluno aprende, etc.

As idéias de Vygotsky, com certeza, na atualidade, fazem parte do ideário pedagógico e muitos estudiosos brasileiros têm se dedicado a estudar e escrever sobre esse brilhante pesquisador.

PAULO FREIRE

Paulo Freire

Com certeza, Paulo Régulos Neves Freire - o nosso Paulo Freire - é o mais conhecido e renomado educador brasileiro. Nascido em 1921 e falecido em 1997, viveu momentos de calmaria e também de conflitos em relação a situação política no Brasil, a ponto de viver exilado de 1964 (Golpe Militar) até1980 quando volta para nosso país.

Paulo Freire ficou conhecido por suas idéias em defesa do “oprimido”, do excluído e por sua proposta de alfabetização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com