TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Émille durkheim,kal marx e max weber suas visão sociologicas,por qual motivos se destacam dentro da sociologia da educação, quais as vertentes defendiidas ,e quais as contribuições deles para a educação?

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.347 Palavras (10 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 10

Disciplina: Sociologia da Educação

Professora: Rosangela Bezerra

Aluno:

1º ano – 2º semestre

Data: 12/08/2017

Como vertente da Sociologia que estuda a realidade sócio-educacional e os processos educacionais de socialização, ela tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Destaque de forma detalhada, a visão sociológica de cada um. Por qual motivo eles se destacam dentro da Sociologia da Educação, quais as vertentes defendidas por cada um e quais as contribuições deles para a Educação?

Considerando que o termo Sociologia (criado por Augusto Comte, 1798-1857), foi criado para denotar a ciência ou a área voltada para o estudo da organização e funcionamento das sociedades humanas e das leis que as regem para que as mesmas funcionem corretamente, temos dentro dessa área de estudo alguns pensadores que se destacaram de forma importante, dentre os quais três são os principais: Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Émile Durkheim (1858-1917) – um francês que foi o fundador da escola francesa de Sociologia ao unir a pesquisa empírica com a teoria sociológica. Era professor, sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo, é considerado o pai da Sociologia Moderna, diretamente influenciado pelo positivismo de Auguste Comte e dedicou sua trajetória intelectual a elaborar uma ciência que possibilitasse o entendimento dos comportamentos coletivos.

Emile Durkheim é um ícone quando o assunto é Sociologia e o próprio pensamento social, em sua teoria positivista defendia que a sociedade era um organismo que funcionava como um corpo e nesse corpo cada órgão tinha uma função e dependia dos outros para sobreviver. Para ele o indivíduo tem que se sentir parte do todo (o corpo), pois caso contrário ocorrerá anomalias sociais, deteriorando o tecido social.

Segundo Durkheim, a Sociologia deve estudar os fatos sociais, os quais possuem três características: coerção social, exterioridade, poder de generalização. Os fatos sociais apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e que podiam ser introjetados neles a ponto de virarem hábitos. Quanto à divisão do trabalho social, para o autor, na sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social, desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.

Karl Marx (1818-1883) – um alemão que foi fundador da doutrina comunista moderna. Era revolucionário, intelectual, economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista e um pensador sociológico.

Em sua teoria divide a sociedade em duas classes: a dos capitalistas, que detêm a posse dos meios de produção e o proletariado (ou operariado), cuja única posse é sua força de trabalho a qual vendem ao capital. Diferenças que acarretam as desigualdades sociais e dão origem à luta de classes.

Marx foi defensor do comunismo, da revolução proletária e acreditava na possibilidade de uma sociedade igualitária ou socialista.

Max Weber (1864-1920) - um alemão, jurista e economista também considerado um dos fundadores da Sociologia, é o pensador mais recente dentre os três, conhecia tanto o pensamento de Comte e Durkheim quanto o de Marx. Por isso, ele fundia os pensamentos considerando que a sociedade não funcionava de forma tão simples e nem podia ser harmoniosa como pensam Comte e Durkheim, mas por outro lado, não defendia uma revolução social como fazia Marx, para ele o papel da Sociologia é observar e analisar os fenômenos que ocorrem na sociedade, buscando extrair desses fenômenos os ensinamentos e sistematizá-los para uma melhor compreensão, por esse motivo sua Sociologia recebeu o nome de Sociologia Compreensiva, também analisava a sociedade sob uma perspectiva histórica, diferente dos outros pensadores.

Em sua teoria, Weber diz que a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais, sendo estas, todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Ele também fala da ação social, um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva, cujo sentido é determinado pelo comportamento alheio. Esse comportamento só pode ser chamado de ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas.

Embora apenas Émille Durkheim possua uma Sociologia da Educação sistematizada em obras especificas desse tema, os três autores se destacam dentro da Sociologia da Educação porque suas teorias analisavam a sociedade e os sintomas sociais que interferiam no seu bom funcionamento. Ao analisar os desvios ou as anomalias da sociedade, o trio concordava que tais problemas poderiam ser corrigidos ou mesmo solucionados pelo resgate de condutas e valores morais, os quais poderiam restabelecer as relações estáveis entre as pessoas, independentemente da classe social a qual pertenciam. Consequentemente, um dos mecanismos responsáveis por essa tarefa de disseminar tais condutas e valores seria a educação, capaz de adequar devidamente os indivíduos à nova sociedade. Por esse motivo as ideias difundidas pelos autores são importantes dentro da esfera educacional.

Quanto às vertentes, os autores se divergem e concordam em alguns pontos. Para Durkeim a educação é considerada como um fato social, ou seja, pode ser imposta como uma norma jurídica ou como uma lei. Para ele cada tipo de sociedade real, histórica, pode criar e impor o tipo de educação do qual necessita. A educação existe na sociedade e dentro da cultura cada sociedade possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistíveis. Ele sugeria que a ação educativa funcionasse de forma normativa. “a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estada físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”.

Para Marx a educação é transformadora, isto é, educar dentro do processo produtivo para mostra ao homem que é ele o criador e responsável pela transformação da sociedade. A sua proposta de educação compreende três importantes pontos centrais: educação intelectual (conhecimento), educação corporal (exercícios militares e de ginástica) e educação tecnológica (todos os processos de produção e manipulação de instrumentos do ramo da indústria). Nessa mesma perspectiva, ele também diz que os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: a educação mental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com