TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensa dores Clássicos da Sociologia: Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber

Por:   •  27/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  888 Visualizações

Página 1 de 2

  Por que Marx, Weber e Durkheim são considerados pensadores clássicos da sociologia? Para responder identifique o que é uma obra clássica e qual a utilidade de revisitar estes autores na contemporaneidade.

Os estudiosos Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim são apontados pensadores clássicos nas Ciências Sociais/Sociologia, devido suas obras que denotam concepções próprias e de grande mérito a fim de se analisar a sociedade contemporânea.

Esses teóricos dispõem, mutuamente, uma base para o entendimento independente, para o irracionalismo e para a escassez da compreensão.

Dessa maneira, as teorias desses pensadores nos ajudam a nortear decisões, processos, julgamentos e pontos de vistas do nosso mundo moderno. Logo, as concepções de Karl Marx foram de grande importância para nossa sociedade atual, pois, na sua teoria, as classes são bem divididas, entre a classe dos operários e a dos capitalistas, ambas diferentes, dado que o privilégio de uma se expressa no agravo da outra. Assim sendo, Marx orientou novas visões sobre a sociedade moderna, visto que prosseguimos de modo igual os meios de produção que Marx descreveu anos atrás.

Já contribuições de Émile Durkheim, nos tornam útil devido auxiliarem no desenho da abordagem sociológica, além de que ainda hoje, suas táticas de pesquisa são utilizadas como parâmetro de abordagem cientifica no âmbito das ciências sociais. Durkheim, foi um dos encarregados pela organização e modelagem da sociologia, determinando o campo a ser trabalhado e as tarefas que irão abordar as intenções de estudo.

Agora, as colaborações de Weber, se voltaram para a sua investigação sobre a ação social, logo a função das Ciências Sociais seria alcançar as ações sociais, o que se caracteriza em uma compreensão da sociologia e a maneira como ela interpreta e explica certos acontecimentos. Weber reconstrói aplicadamente a razão de funcionamento para o mercado capitalista e para o Estado centralizador, de forma a entendê-los como entidades cuja eficiência e “racionalidade” não teriam igual. Desse modo, as concepções de Max Weber hoje são usadas em estudos administrativos, pois, a sua atenção voltada para a impessoalidade e burocracia, ainda são muito utilizadas como um cerne em algumas organizações.

Dentre todas as ideias desses pensadores, observa-se que todas foram de grande avanço e representam até hoje uma grande contribuição para construção da história da sociologia, sendo os valores de seus estudos inestimáveis para a sociedade contemporânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (325.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com