TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Рrodução textual interdisciplinar

Trabalho acadêmico: Рrodução textual interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

CLEIDIANE APARECIDA DE OLIVEIRA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS

Linhares

2013

CLEIDIANE APARECIDA DE OLIVEIRA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INTERDISCIPLINARIDADE NOS ANOS INICIAIS

Trabalho Interdisciplinar apresentado às disciplinas de ensino de história e geografia, ensino de ciências e saúde infantil, fundamentos da gestão educacional, ensino de matemática, seminários, estágio curricular para os anos iniciais, da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Orientadores:

Prof.ª Eliane, Cyntia, Andréia, Vilze, Merry.

Linhares

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO _______________________________________________4

2. ENTREVISTA _______________________________________________5

3. RELATO SOBRE A ATIVIDADE REALIZADA PELA PROFESSORA____7

4. REFERÊNCIAS ______________________________________________9

1. INTRODUÇÃO

São muitos os conceitos de interdisciplinaridade, mais voltada para o âmbito escolar, tem como conceito a formação do indivíduo. Assim podemos dizer que a interdisciplinaridade trata-se de uma proposta onde a forma de ensinar leva em consideração a construção do conhecimento pelo aluno, que como defende Pombo (2004) "Visa integrar os saberes disciplinares", e não elimina-los. Não se trata de unir as disciplinas, mas é fazer do ensino uma prática em que todas demonstrem que fazem parte da realidade do educando.

Para que ocorra a interdisciplinaridade não se trata de eliminar as disciplinas, trata-se de torná-las comunicativas entre si, concebê-las como processos históricos e culturais, e sim torná-la necessária a atualização quando se refere às práticas do processo de ensino-aprendizagem.

Todos ganham com a interdisciplinaridade, os professores pela necessidade de melhorarem sua interação com os colegas e repensar a prática docente; os alunos por estarem em contato com o trabalho em grupo, e por fim a escola, que tem sua proposta pedagógica refletida a todo instante, e ganham como grandes parceiros a comunidade, porque o entendimento do mundo que está inserido os alunos, partem do principio de se ouvir também a comunidade.

Uma forma para exemplificar um pouco do que foi citado acima, é uma entrevista com uma professora, que há anos vive na educação e participa de todas as suas mudanças. Para isso, o meu trabalho, apresenta uma entrevista com uma professora dos anos iniciais, para expor um relato de uma atividade que envolve a interdisciplinaridade, mostrando sua importância no âmbito educacional.

2. ENTREVISTA

SÉRIE/ ANO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA: 2º ANO

NÚMERO DE ALUNOS NA TURMA: 27 alunos

PERÍODO: Uma semana

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Linguagem oral e escrita: Pesquisa em livros, revistas e jornais; Participar de situações de comunicação oral; Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da lingual ora e escrita, contando suas vivências.

Matemática: Sequenciar fatos; Estabelecer algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais...

Ciências: Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos; Desenvolver o hábito de higiene como lavar as mãos, o rosto, antes e após manusear as plantas; Explorar o ambiente; Estabelecer relações entre fenômenos da natureza.

Artes: Observar limites disponíveis para os desenhos, pinturas e colagens; Manipular sementes para colagem; Iniciar recortes livres com tesoura.

Movimento: Reconhecer as suas próprias capacidades motoras; Modelar livremente com massinhas de modelar; Explorar possibilidades com gestos e ritmos corporais; Locomover-se pela escola com mobilidade.

CONTEÚDO: A importância das plantas; Tipos de plantas; Partes das plantas; Plantas comestíveis; Plantas medicinais; Desmatamento e poluição.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA ATIVIDADE:

1° Momento: Roda de conversa sobre a importância das plantas; para que servem; como se reproduzem; passeio pelo pátio da escola para observar os tipos de plantas existentes no local; desenho com a planta observada, trazendo detalhes como cor, tamanho, forma...

Confecção de painel para expor as observações e as ilustrações.

2° Momento: Conhecendo as partes das plantas; explicar oralmente as funções de cada parte da planta, trabalhar separadamente cada uma delas.

Confeccionar uma planta em papel cenário contendo: raiz, caule, folhas, frutos e flores. Deixar que os alunos selecionem as partes que mais gostam, para que possam pintá-las separadamente, e depois montá-la num painel.

3º Momento: Explicar para as crianças que existem plantas comestíveis, e plantas medicinais, que servem como remédio. Pedir as crianças que tragam para a escola, plantas que servem como chás.

Procurar em revistas, encartes de jornais, internet,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com