TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1- Comente Sobre As Perspectivas (visão De Mundo) Encontradas No Filme "Abril Despedaçado" De Walter Salles.

Dissertações: 1- Comente Sobre As Perspectivas (visão De Mundo) Encontradas No Filme "Abril Despedaçado" De Walter Salles.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 3

1- Comente sobre as perspectivas (visão de mundo) encontradas no filme “Abril despedaçado” de Walter Salles.

O filme de maneira lírica apresenta personagens com características únicas, que ao momento que se encontram se entrelaçam afetam diretamente a vida uns dos outros.

Como ponto de partida nos é apresentado o personagem nomeado até então de “menino”, este mesmo com a fragilidade da sua pouca idade se mostra indignado e inconformado com sua realidade, e demonstra desde o inicio do filme a necessidade da ruptura e quebra dos valores que ali cercam ele e sua família. O “menino” neste cenário estaria representando a ética e a importância de se questionar e rever valores para construção de uma sociedade mais digna e justa. Mais adiante nos é apresenta a figura paterna do filme que dentro do contexto representaria os códigos arcaicos e as barreiras que estes criam para os indivíduos que neles se submetem. Temos ainda a figura materna que mesmo angustiada e inconformada com tudo que se passa é submissa ao marido e nada faz para reverter a situação, podendo representar assim nossa sociedade que mesmo “calejada” de sofrimento e de injustiça nada faz para modificar os códigos e leis vigentes. Dentro da família Breves, temos também o irmão do meio, Tonho, que marca o inicio do drama, (pois é a partir da sua figura submetida a vingar a morte do seu irmão mais velho pela honra de sua família que todo contexto da tradição da vingança pelo sangue e suas consequências nos é apresentado) simbolizaria o tempo presente e como as ações efetuadas nesse presente podem alterar de maneira significativamente o futuro.

Os personagens circenses do filme estariam representando a quebra do pensamento ideológico e como uma cultura externa pode modificar de maneira positiva uma cultura interna, quando esta se predispõe a receber o novo; são eles que trazem aos personagens “Tonho” e “menino” uma nova visão de realidade, encoranjodo-os a quebrar e desconstruir toda a ideia que até então tinham do mundo. Por fim pode se perceber de maneira clara, a diferença social entra as duas famílias, (os Breves vivendo do plantio da cana-de açúcar e venda de rapadura e os Ferreiras vivendo da agricultura e da pecuária) ainda sim a diferença aquisitiva não tem papel preponderante no drama vivido pelas duas; demonstrando que quando se trata de questões emocionais e ideológicas a posição social pouco pode intervir para bem ou para mal na situação.

O ser humano em Abril Despedaçado revela-se desesperado, complexo como ele realmente o é, e para encontrar equilíbrio este precisa duvidar, questionar e ser sujeito de suas ações para romper o ciclo e encontrar significado para sua existência.

2- Descreva possíveis consequências de se pensar a realidade a partir de múltiplas perspectivas.

Pensar a realidade, ou seja, a qualidade do que é real, de múltiplas maneiras; é está aberto ao novo, é questionar as verdades absolutas pré-impostas.

Assim como “Tonho” que só teve sua realidade modificada pela capacidade de seu irmão “menino”, se negar a existir por repetição. Isso também se deve ao fato de ambos serem capazes de enxergar mais além de suas realidades e se deixarem envolver pelo externo, no caso os personagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com