TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O cinema como registro, inspiração e difusão da moda. De Olhos bem abetos: Uma viagem pelo mundo do filme Avatar.

Por:   •  17/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  7.169 Palavras (29 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 29

1. INTRODUÇÃO

James Cameron é diretor, autor, produtor e editor de inúmeras obras de sucesso, como “Exterminador do futuro”, “Aliens” e o grande sucesso “Titanic”. É cineasta desde aproximadamente 1978 e seu último sucesso e tema principal desta pesquisa é a obra “Avatar”.

O tema em questão no filme é a esperança e a conscientização da humanidade para com a destruição de seu planeta, que até o momento foi alvo de comentários de “blogueiros” e sites de curiosidades, mas nunca abordado oficialmente pelo autor, apesar de estar presente na obra a similaridade entre os acontecimentos do filme e os fatos da historia humana.

Em sua entrevista para o site TIME feita por Rebecca Keegan em 11 de janeiro de 2007, Cameron conta que a produção de Avatar demorou aproximadamente dez anos para ser concluída, devido à tecnologia de efeitos especiais que até o momento não era suficiente para a execução do projeto.

Apesar de não ser o primeiro filme a retratar um planeta novo, ou povos inusitados, o autor consegue prender a atenção dos espectadores com seus efeitos visuais e sonoros e sua historia envolvente. Mesmo não ganhando nenhum Oscar, de acordo com as pesquisas de Josh Dickey para o site The Wrap a obra recebeu um fluxo muito grande de dinheiro para sua produção, o que gerou resultados que podem ser comparados com outra obra de Cameron, Titanic, pois ela agrada tanto a criança que se maravilha com o filme, quanto ao adulto que se impressiona com a magnitude da criação e da relação histórica de cada detalhe do planeta Pandora.

Nesta pesquisa iremos analisar a vida e carreira do diretor e produtor James Cameron, e fazer um aprofundamento na obra “Avatar”, analisando a relação da obra com a mitologia grega e nórdica e a comparação com a história da humanidade, apontando similaridades deste planeta fictício com a Terra. Mostrando que apesar da exclusividade da obra, o autor usa Pandora para expor uma linha evolutiva que se da a entender que teve o surgimento parecido com a da Terra, mostrando uma critica ao rumo que durante séculos os humanos tem tomado em relação ao seu planeta, mostrando seu grande descaso e recente conscientização.

Para isso primeiramente iremos expor o conceito de cinema e sua historia, comparar o planeta Terra a Pandora, e tentar verificar se a há similaridade entre eles, e se há qual é ela, e qual seria a mensagem do diretor.

2. O CINEMA

O autor Arlindo Machado em sua obra “Pré e Pós cinema” conceitua o cinema como basicamente a reprodução de fotogramas em alta velocidade, aproximadamente 24 imagens por segundo, o que cria uma sensação de movimento. Essas imagens são projetadas em telas ou reproduzidas em aparelhos de mídia.

A criação do cinema, da arte e fotografia são pontos marcantes na historia da humanidade, pois a partir daí o homem conseguia registras seus feitos e suas descobertas.

Nas pesquisas de Flavia Cesarino Costa no livro “O primeiro cinema”, um dos dos marcos iniciais do cinema é a invenção dos irmãos Lumière, o cinematógrafo, que é o principio da reprodução de imagens. Porém muitos acreditam que esse não seja o inicio do cinema, alguns como o autor Arlindo Machado acreditam que a vontade que criou o cinema é mais antiga que os irmãos Lumière, para eles a partir da idade das cavernas já havia o desejo de contar historias a partir de imagens. Em algumas cavernas como as de Lascaux, devido à falta de luz, ao adentrar na mesma as pinturas vão contando historias, é como se o filme passasse em câmera lenta, com o caminhar, as figuras já vistas desaparecem dando lugar as seguintes sem mostrar as posteriores, como num filme.

Apesar de o cinema ser basicamente a reprodução de imagens para contar historias, ainda existe muitas coisas por trás, pois só isso não é capaz de nos comover e envolver, o cinema se apóia tecnicamente em outros elementos, principalmente nos efeitos sonoros, no figurino, no design e o próprio roteiro.

O desenvolvimento do cinema se deve basicamente ao Inventor, que formularam as primeiras teorias sobre ótica, ao Artista, Roteiristas, Diretores, Atores e toda a equipe de produção e ao empresário que planeja, investe, distribui e exibi a obra.

Mais do que em qualquer outra forma de arte, o cinema precisa do aval do publico, pois é dele que provem os fundos necessários para que as empresas possam continuar com os seus filmes. O julgamento do publico, com relação do drama e as técnicas, tornou possíveis artistas como D. W. Griffith, astros do cinema, o advento do som em 1929 pondo fim a era dos filmes mudos, os efeitos técnicos e óticos e os diversos sistemas de capacitação e projeção de imagens.

A obra visa sobre tudo envolver a platéia como diz Lemmon. “Existe apenas uma razão para um produtor produzir um filme, ou um roteirista escrever um roteiro, um ator interpretar um papel ou um diretor dirigir um filme: mexer com as emoções da platéia.”

Algumas funções são fundamentais para a criação de um filme, como a do roteirista, o produtor, o diretor, o departamento de arte e o figurinista. A função do roteirista varia bastante de acordo com o tipo do filme produzido. Ele pode ser chamado para desenvolver uma idéia, adaptar um livre ou uma novela, uma peça de teatro ou escrever um musical. Normalmente o primeiro passo de um roteiro é a descrição da ação da historia simplificada, em uma ou duas páginas que é chamada de sinopse. A seguir, o argumento que é a descrição do roteiro, normalmente contendo passagens do dialogo, com as cenas mais ou menos esquematizadas com plots e subplots já em seus lugares. Uma vez aprovado o argumento, ele escreve então o roteiro final, com as cenas, ações e diálogos detalhados.

Um filme, seja ele longa ou curta metragem, documentário, videoclipe ou publicitário, nasce a partir de uma idéia, que se transforma em um roteiro. Ela pode nascer a qualquer momento, em qualquer lugar, a partir de diversas razões. O jornal diário esta cheio de acontecimentos que induzem a idéias de roteiros para um filme. A vida de nossos amigos, contos, livros, sonhos, enfim, devemos estar sempre atentos ao que acontece a nossa volta.

Um roteiro é uma historia contada com imagens, expressas dramaticamente em uma estrutura definida, com inicio, meio e fim, não necessariamente nessa ordem. Se, ao lermos um roteiro, tivermos dificuldades em visualizar a cena, certamente ele ainda precisa de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.9 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com