TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se Daria A Consulta Popular Que Nosso Governo Faria Caso fôssemos Votar Pelo Novo Regime De Governo, Quer Seja, O Parlamentarismo?

Artigos Científicos: Como Se Daria A Consulta Popular Que Nosso Governo Faria Caso fôssemos Votar Pelo Novo Regime De Governo, Quer Seja, O Parlamentarismo?. Pesquise 788.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

Como se daria a consulta popular que nosso Governo faria caso fôssemos votar pelo novo regime de governo, quer seja, o parlamentarismo?

A democracia é o oposto dos regimes absolutistas. É a esperança que acende a ideia de um mundo melhor e mais justo. Quando nos deparamos com o termo “ democracia” a maioria das pessoas fazer alusão ao governo que se “ guia por meio do vontade do povo”, sendo este direitos que a população possuiria de interferir em escolhas e decisões que lhes afetariam diretamente suas vidas.

Porem como fica claro, o espaço politico que é gerado pela democracia, e esta é dividida em modelos de democracia direta e indireta. Democracia direta pode ser definida como aquela onde os cidadãos discutem e votam diretamente nas principais questões de seu interesse. Existentes nas civilizações antigas, se reunião em assembleias , onde eram discutidas leias e principais decisões a serem tomadas, mas de acordo com a grande demanda da população este método foi ficando extinto e foi assim dando espaço para a “ democracia indireta”.

A democracia indireta estabelece que o povo escolha por meio de votos, de uma forma pessoal , um candidato “ um representante politico” que mais correspondam aos seus interesses.

A respeito das analises do texto, o Brasil adepto a democracia semidireta , que mistura ambas democracias, o povo escolhe seus representantes , e que também admite formas de participação direta do cidadão nos desígnios do pais. Sendo estas classificadas como plebiscito e ação popular.

Podemos verificar que existe a desvantagem do plebiscito, visto que dependem de uma convocação mediante ao decreto legislativo, por proposta de um terço, no mínimo dos membros que compõem qualquer das casas do Congresso Nacional, além de ser um procedimento de alto custo. Porem,sendo o Brasil adepto ao regime de democracia semidireta nos cidadãos , podemos intervir diretamente em questões nacionais, municipais e estaduais. Sendo deste modo não apenas uma forma de governo, mas uma modalidade de estado, um regime politico, uma forma de vida. Á livre e direta manifestação da vontade de um cidadão.

Analisando a fundo a democracia e o parlamentarismo, podemos ver que o regime parlamentarista é de fato o único poder, o que é de fato uma desvantagem a todos cidadãos. Ao longo dos anos ficou evidente que foram raros os sistemas parlamentaristas puros.

Fica complicado em um primeiro momento discutir a respeito do que seria a melhor opção de sistema de governo para nosso pais, visto que o mesmo diante do momento de instabilidade em que se encontra, marcado por corrupções, escândalos e crises nos diversos setores e segmentos da sociedade.

Aos que defendem o sistema Parlamentarista a vantagem deste sistema está no fato de que as crises e escândalos podem ser solucionados com um voto de censura e correspondente queda do governo, ou até mesmo a eventual dissolução do parlamento, seguida de novas eleições e sem ruptura politica.

Debatendo esta questão o lado do sistema atual presidencialista adotado por nosso pais, o presidente é escolhido pelo povo, por meio de voto popular, que pode escolher reeleger ou não o candidato na próxima eleição.

Sendo assim o presidencialismo é democrático e muito mais descentralizador, ao contrario do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com