TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Se Daria A Consulta Popular Que Nosso Governo Faria Caso fôssemos Votar Pelo Novo Regime De Governo, Quer Seja O Parlamentarismo.

Trabalho Escolar: Como Se Daria A Consulta Popular Que Nosso Governo Faria Caso fôssemos Votar Pelo Novo Regime De Governo, Quer Seja O Parlamentarismo.. Pesquise 787.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Cidadão é aquele nacional que está no gozo de seus direitos políticos, sobretudo do voto. A CF de 1988 diz que o poder emana do povo. Poder este, que, anteriormente era nos tirado por políticos, que podiam impedir um cidadão de votar, pelo fato de serem de baixa renda, ou por serem mulheres, mesmo sendo cidadãos natos. Mas algumas regras foram mudadas, e hoje sim, o cidadão exerce o seu papel. Há anos atrás foi nos atribuído a tarefa de escolher, se era preciso continuar ou não com o Parlamentarismo, e os mandatários dos votos escolheram o Presidencialismo. Se hoje o povo fosse convocado para uma consulta popular que viesse a tratar de mudanças no regime de governo, certamente, esta consulta não teria sucesso para os defensores do Parlamentarismo. Por anos, cidadãos, foram explorados por esse regime, causando traumas nestes cidadãos que hoje são os idosos, ou que vem de famílias que viveram nessa época. Hoje em dia, pode-se dizer que a maior parte da juventude nem se quer sabe o que é o Parlamentarismo, (nem se quer se empenham a entender a Política do Brasil, porque é mais fácil achar que o país está "perdido politicamente" do que lutar por um país mais justo). Como cidadãos brasileiros com direito de voto, acredito que essa mudança não seria aceita, e é importante ressaltar a importância do atual regime. Estamos vivenciando uma grande mudança, desde a promulgação da Constituição Federal de 88, que vem nos garantindo direitos muito importantes. Mesmo sabendo que estes direitos vêm sendo nos dado "graças" às temíveis ditaduras, pois se não fosse às dores sofridas, talvez não tivéssemos alcançado o atual regime. Garantir o poder de escolher o presidente e todos que representam o país e não delegar esta função é muito importante. Muita coisa ainda precisa mudar para chegar no "País de todos", mas os primeiros passos já foram dados. E viver em cidadania, com o conjunto de direitos fundamentais e de participação nos destinos do Estado garantido, com direitos positivados e naturais, podendo votar e ser votado, isso é democracia. E a velha ditadura, nunca mais será escolhida, pois, o presidencialismo é nossa cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com