TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

3 Dificuldades Que Podem Existir Na Atuação De Um Psicologo

Casos: 3 Dificuldades Que Podem Existir Na Atuação De Um Psicologo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 4

As dificuldades da atuação do psicólogo do trabalho em grupos:

Desde sua inserção no mundo do trabalho, a psicologia tem o papel de transformar e modificar a produção e seus produtores.

Atualmente, o psicólogo emerge com uma atuação dúbia: defender interesses da empresa, do capital, ao mesmo tempo dos trabalhadores, de sua saúde e qualidade de vida. Nesse percurso, o psicólogo encontra dificuldades por não ter seu trabalho tão facilmente quantificável. Por isso, demonstrar os benefícios a longo prazo do trabalho grupal e que nem sempre insatisfações e conflitos gerados são coisas ruins que devem ser ignoradas ou caladas, se mostram barreiras impostas pela empresa na atuação do profissional de psicologia. Por parte dos trabalhadores, também encontramos dificuldades como resistências ao dispositivo utilizado, por exemplo. Por isso, é importante, que o psicólogo demonstre a importância do grupo como um indicador da empresa, tanto da sua evolução, quanto pontos a desenvolver, é um canal de comunicação.

Para tal, o psicólogo deve estar sempre em uma posição de reavaliação de suas práticas, do seu papel ético e político, tecendo uma teia que liga os interesses humanos e do capital.

As Dificuldades na atuação do Psicólogo na saúde Pública

A Saúde Publica é uma área que emprega muitos profissionais de Psicologia, no Brasil. Estes estão distribuídos e atuam em instituições de saúde mental, Unidades Básicas de Saúde e hospitais. Após a Reforma Sanitária e a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS), que foi uma marco para um novoolhar sobre o conceito de saúde e doença. Aquilo que antes era visto somente como a ausência de doença física, começou a considerar aspectos sociais e culturais do indivíduo.

Com esse novo programa de saúde, passou-se a valorizar a transdiciplinaridade, ou seja, a atuação em equipes multiprofissionais. Com isso a Psicologia ganhou um novo campo de atuação. No entanto, apesar de a Saúde Pública abranger um percentual considerável de psicólogos, observa-se uma grande dificuldade de atuação nessa área, em virtude da falta de conhecimento sobre o SUS e do uso limitado de técnicas, como consequência deum formação inadequada , que não prepara o profissional para esse trabalho.

A atuação reduz-se à clínica tradicional, centrada no indivíduo, com tratamentos demorados, que não consideram o contexto sociocultural em que o paciente vive. Esse modelo é oferecido pelos cursos de Graduação em Psicologia, e os profissionais restringem-se apenas a reproduzir esse tipo de prática.

Dificuldades na atuação do profissional de Psicologia no CRAS

As profissionais de Psicologia entrevistadas no CRAS, relataram dificuldades e obstáculos para a realização do trabalho de acordo com o preconizado pelo MDS, como a falta de recursos humanos e materiais, somada ao próprio modo de funcionamento das políticas, especialmente a setorialização; além da formação inadequada em relação às estratégias de enfrentamento às expressões da questão social, configurando sérios obstáculos para atuação do psicólogo.

Sobre o primeiro ponto, a falta de recursos humanos e materiais, as profissionais relataram a necessidade de um maior número de profissionais e de outras especialidades (como advogado e educador físico), principalmente, no sentido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com