TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo

Trabalho Escolar: Quais Dificuldades As Empresas Brasileiras Enfrentam Para A Criação De Conhecimento Novo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 3

BRASIL COMEÇA A VALORIZAR O GESTOR DE CONHECIMENTO

Missão de 20 executivos brasileiros vai à França para apresentar

experiências bem-sucedidas do País

Cresce no Brasil a figura do gestor de conhecimento. É um cargo executivo recente no País, mas que surgiu no exterior há quase 15 anos. “No últimos dois ou três anos, por exemplo, no País, empresas como Siemens, Petrobrás, Aços Villares, Camargo Correa, Copersucar, entre outras, criaram este cargo. As grandes empresas de consultoria, principalmente as internacionais com filiais aqui, já têm esta função há muito mais tempo nos países desenvolvidos e, em muitos casos, com representantes ou responsáveis locais no Brasil.” É o que diz José Cláudio Terra, presidente da TerraForum Consultores, empresa especializada em Gestao do Conhecimento, e-business e e-learning. Ele dá palestra no Congresso Internacional de Gestao do Conhecimento, no dia 9 de junho, na cidade de Lyon, na França. O congresso é organizado pela École de Management de Lyon Executive Education Centre, uma das principais Escolas de Negócio da Europa. O evento conta com conferencistas da França, da Inglaterra, do Japão, dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália. Terra foi o escolhido para representar a América Latina.

Terra lidera uma comitiva de 20 executivos brasileiros. Dentre as empresas em que esses profissionais atuam estão: Fundação Bradesco, Petrobrás, Sadia, Credicard, Senac, International Engines, Solectron, Netcallcenter, Bireme, Transpetro, Anvisa, ABB (Asea Brown Bovery). Vários destes executivos participaram do programa Gestao do Conhecimento na Prática, um programa de educação executiva organizado em conjunto pela TerraForum e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à FEA-USP.

Junto com os estudantes da FIA estarão também os estudantes de MBA da École de Management de Lyon e executivos franceses. O evento contará com nove palestras e três workshops durante os três dias, incluindo palestra de Ikujiro Nonaka, guru da área de gesta do conhecimento.

Estado - Como está a profissão de gestor do conhecimento no Brasil?

José Cláudio Terra - Várias grandes empresas começam a ter este cargo formalmente em suas estruturas. Em função disso, há uma série de cursos de pós-graduação e extensão voltados para esta área. O curso que a TerraForum tem organizado junto com a Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade conveniada à FEA-USP, é um exemplo disto. Outras universidades de vários estados brasileiros também já oferecem cursos nesta área. Há, ademais, inúmeras dissertações de mestrado e doutorado sobre o tema.

Estado - Quando as empresas brasileiras começaram a esboçar ou criar essa profissão?

Terra - É algo relativamente recente. Nos últimos dois ou três anos empresas como Siemens, Petrobrás, Aços Villares, Camargo Correa, Copersucar, entre outras, criaram este cargo. As grandes empresas de consultoria , principalmente as internacionais com filiais aqui, já têm esta função há muito mais tempo nos países desenvolvidos e, em muitos casos, com representantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com