TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 Sensos

Artigo: 5 Sensos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Artigo  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

O Programa 5S foi criado no Japão pós 2ª guerra mundial, é um processo educacional criado no início da década de 50, com o objetivo de manter um ambiente físico e comportamental propício para uma maior produtividade. No início da década de 90 começou a ser utilizado no Brasil.

2.2 Os 5 sensos

Para que tenhamos sucesso neste programa é essencial que todos os colaboradores conheçam claramente seus principais objetivos:

DESCARTE, consiste em identificar o que é necessário e o que é desnecessário para o trabalho. Descartar o desnecessário. Em outras palavras, é ter somente aquilo que for essencial no local de trabalho.

Como praticar este senso: Relacionar e manter todos os materiais e papéis necessários ao trabalho eliminando tudo que é desnecessário.

ARRUMAÇÃO, consiste em idealizar uma disposição adequada para o material de trabalho, que possibilite localizar facilmente as coisas e informações necessárias com rapidez e segurança a qualquer momento. Resumidamente é cada coisa no seu lugar.

Como praticar este senso: Dispor de forma organizada materiais, colocar tudo o que é necessário no local certo, em ordem para facilitar o acesso. Demarcar e sinalizar os materiais necessários.

LIMPEZA, consiste em eliminar todas as fontes emissoras de qualquer tipo de sujeira na área e cumprir um conjunto de ações preventivas, mantendo tudo sempre limpo. E mais importante que limpar é não sujar.

Como praticar este senso: Manter o ambiente limpo, além da frequência da rotina diária de limpeza é deixar tudo sempre em perfeitas condições de uso.

SAÚDE, este senso visa a satisfação do colaborador em permanecer no ambiente de trabalho, podendo realizar suas tarefas com alegria e criatividade, o que é positivo para a qualidade e produtividade.

Como praticar este senso: Promover hábitos comportamentais de educação, disciplina, cordialidade etc.

DISCIPLINA, consiste em respeitar a hierarquia e seguir os princípios de funcionamento da empresa e de conduta. Autodisciplinar-se a fazer tudo isso espontaneamente, é fazer disso um modo de vida. É praticar todos os sensos anteriormente comentados.

Como praticar este senso: Gerenciar e utilizar melhor seu tempo se habituar a ser sempre pontual nos seus compromissos. Não deixar o local de trabalho desorganizado. Ter consciência das responsabilidades, obrigações e direitos pessoais e alheios.

2.3 Fotos e comentários do 5S

3. Dinâmica do Descarte

Material: 2 voluntários e folhas de papeis.

Objetivo: Encontrar as folhas A, B e C misturadas na pilha de folhas, distinguindo pelo senso de descarte que algumas folhas podiam ser descartadas que apenas atrapalhava o processo de procura das folhas A, B e C.

O dois voluntários para dinâmica escolhem a pilha que procurarão as folhas e o que vai acontecer é que uma pilha estará melhor organizada e o voluntário encontrará mais facilmente do que o outro.

4. Dinâmica da Arrumação

4.1 Dinâmica da mochila

Material: 2 voluntários, 2 mochilas e 3 canetas (azul, preta e vermelha)

Objetivo: Encontrar dentro das mochilas as canetas e percebendo que a localização destas pelo senso de arrumação facilita encontrá-las.

Os 2 voluntários irão escolher uma mochila e procurar as canetas, porém também ocorrerá que a mochila que está melhor organizada facilitará encontrar as canetas.

4.2 Dinâmica dos livros

Material: 1 voluntário e vários livros

Objetivo: Encontrar os livros solicitados na pilha de livros fazendo com que o voluntário perceba que pelo senso de arrumação fica fácil encontrar os livros procurados.

O voluntário encontrará os livros solicitados em duas pilhas diferentes, porém uma pilha de livros será mais fácil encontrar que a outra pilha.

5. Conclusão

Concluímos que é de grande valia entender os benefícios dos sensos de descarte, arrumação, limpeza, saúde e disciplina no dia a dia de nossas atividades, sejam estas realizadas no ambiente de trabalho ou em nosso lar. Quando utilizamos e compreendemos o 5S como uma rotina vivenciada a cada dia mantemos os ambientes mais dinâmicos e agradáveis sendo claramente perceptíveis suas evidencias e utilidades.

...

Baixar como  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »