TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA SOCIAL

Por:   •  5/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO – CULTURA: UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO.

CAPÍTULO 2. A CULTURA INTERFERE NO PLANO BIOLÓGICO.

ISADORA RODRIGUES FALK

TURMA 347

ANTROPOLOGIA SOCIAL – PROF. LUCIA MULLER

A humanidade é uma espécie única que vive apenas em sociedade. Aprendemos tudo via linguagem, uma vez somos seres sociais. Há sociedades entre outros animais, mas é na humanidade que inicia a transmissão de regras de modo consciente e socializado. Todo ser humano tem cultura: é adquirida, independente da natureza. É uma construção coletiva, ou seja, diz respeito a totalidade da vida social.

O capítulo apresenta que em situações específicas de crise, membros de uma certa cultura podem abandonar suas crenças, perdendo sua motivação para viver em sociedade, algo que que os mantém unidos e vivos. O livro exemplifica o caso dos africanos violentamente extraídos de seu continente e transformados em escravos: eram trazidos a uma terra habitada por outras pessoas, que continham outra cultura, linguagem e forma de viver. Muitos escravos cometeram suicido ou foram acometidos pelo “banzo”, traduzido como saudade, sendo de fato uma morte decorrente da apatia.

O capítulo demonstra que a apatia é capaz de dizimar populações, tal como dizimou parte da população indígena de SP que teve seu território invadido por construtores, demonstrando a importância que a ideia de pertencimento tem em sociedade, deixando de ser apenas algo social, transformando-se inclusive em algo biológico. Ilustra-se que índios que acreditam efetivamente em certas formas de doenças decorrentes de magia e bruxaria e acabavam de fato morrendo. Pelto descreve esse tipo de morte como sendo consequências de um profundo choque psicofisiológico.

A cultura também é capaz de provocar cura para doenças, reais ou imaginarias. Um exemplo disso são os xamãs nas nossas sociedades tribais. Elucida-se que o que importa de fato é a forma que o enfermo encara e crê na cura e nas sensações. Por fim, o capítulo compara tais fatos com as doenças psicossomáticas na atualidade, assegurando que são fortemente influenciadas por padrões culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com