TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇÃO GERAL

Por:   •  29/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

APRESENTAÇÃO GERAL

O Estágio Específico em Intervenções Psicológicas I faz parte da grade do curso de Psicologia, sendo considerado um estágio fixo, pois permanece por dois semestres consecutivos, o nono e o décimo. É um estágio obrigatório para conclusão do curso, onde o estagiário, durante seu processo de inscrição, escolhe a equipe que deseja participar. O interesse e a escolha pela equipe de estágio em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) se deu após a realização da matéria teórica sobre o tema, no semestre anterior, onde foi possível conhecer a abordagem psicoterápica mais a fundo, descobrindo seu surgimento, principais autores e técnicas. Em resumo, a TCC é uma abordagem que usa uma variedade de técnicas para mudar o pensamento, humor e comportamento de um indivíduo, orientada nos objetivos e focada nos problemas, porém, sendo educativa, com o propósito de ensinar o paciente a ser seu ‘próprio terapeuta’, e foi pela possibilidade de ajudar os pacientes a identificar, avaliar e responder aos seus pensamentos e crenças disfuncionais de forma objetiva e clara que a escolha do tema foi feita.

As atividades do estágio estão vinculadas ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Centro Universitário IBMR, onde ocorrem as atividades práticas da graduação de Psicologia como forma de aprimoramento dos conhecimentos teóricos. Se trata de um prédio com ótima condição física para receber alunos e pacientes, com todo o material necessário para realizar a prática disponível, além de uma equipe para atendimento do estagiário, que conta com a recepção para agendamento de salas e uma psicóloga para apoio em dias de atendimento. Por conta da pandemia relacionada ao COVID-19 que surgiu no Brasil, as atividades foram realizadas no SPA até o fim do mês de março, logo após, a supervisão de estágio passou a ser ministrada de forma remota através das ferramentas Blackboard (disponibilizada pela rede IBMR) e Zoom.

O estágio é um fator essencial no processo de desenvolvimento acadêmico, pois através dele somos apresentados as principais competências práticas da profissão, proporcionando a interação dos conhecimentos teórico-práticos, através da inserção no cotidiano da prática profissional psicológica. O que nos leva a um grande processo de aprendizagem e crescimento através de diversas situações e desafios que passamos a enfrentar.

RELATO DE INTERVENÇÃO

Como se trata de um estágio que ocorre de forma consecutiva por dois semestres, quando se inicia, já existem alunos realizando o atendimento de pacientes. Neste início, os novos membros da equipe acompanham os relatos clínicos desses atendimentos e as orientações da supervisora quantos aos casos. Concomitantemente, faz-se a leitura de referências bibliográficas com a finalidade de obter maior conhecimento teórico enquanto o primeiro atendimento não acontece.

Conforme mencionado no início do relatório, devido a pandemia relacionada ao COVID-19, as atividades do SPA foram suspensas no fim do mês de março, assim como os atendimentos. Dessa forma, as supervisões passaram a serem realizadas de forma remota como um grupo de estudos para debater sobre temas e textos relacionados ao momento. Desde que o isolamento social foi implementado como medida preventiva contra a nova doença, a sociedade precisou se adaptar a novos comportamentos e rotinas. Diante de tantas mudanças, é normal que o nosso corpo e nossa mente sintam esse impacto. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. Com a pandemia, os sintomas de estresse e ansiedade se evidenciaram e, de acordo com um levantamento realizado pela UERJ, houve um aumento de 80% dos caso. Frente a essa questão, entende-se necessário o aprofundamento teórico nos temas como estresse, transtornos de ansiedade e social, para nos preparamos para a retomada dos atendimentos quando possível.

Os textos utilizados para o estudo foram os capítulos 17 e 18 do livro Psicoterapias Cognitivas do autor Bernard Rangé. O capítulo 17 traz em detalhes a conceitualização e o tratamento do Transtorno de Pânico e Agorafobia. O capítulo seguinte fala sobre o Transtorno Social. A leitura de ambos enriqueceu os debates durante as supervisões remotas, sendo possível correlacionar os temas com o cenário da pandemia, além de entender o que se pode esperar em relação aos sintomas dos pacientes futuramente.

Os atendimentos tiveram retomada somente no mês de julho, após intenso empenho da IBMR de colocar em prática todos os protocolos de prevenção ao COVID-19 e higienização necessários para reabrir o SPA. Sendo assim, os estagiários do décimo período voltaram a atender seus pacientes e as supervisões com relatos clínicos e orientações da supervisora retornaram. Os estagiários do nono período, como meu caso, além de acompanhar as supervisões, precisaram realizar uma atividade prática para complementar a carga horária de estágio. Então, levando em consideração o aumento significativo de casos de ansiedade durante a pandemia, surgiu a ideia criar uma cartilha didática (Anexo 1), de fácil entendimento, com linguagem simples e clara, para população entender o que é a ansiedade, como identificar e orientá-la quanto à técnicas de relaxamento que podem ser utilizadas para controle dos sintomas ansiosos. O conteúdo da cartilha se divide em:

O que é Transtorno de Ansiedade?

Tipos de Ansiedade

Será que estou ansioso?

Como tratar?

Técnicas de Relaxamento

O objetivo é que a cartilha sobre Ansiedade e Técnicas de Relaxamento seja utilizada pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e disponibilizada à população tendo em vista que muitas das pessoas ansiosas não sabem como controlar os o aumento da qualidade de vida desses sujeitos.

PROBLEMATIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O maior aprendizado neste campo de estágio foi entender, na prática, a identificação do pensamento disfuncional, visando à avaliação deste pelo paciente de uma forma adaptativa e realista, objetivando a melhora dos sentimentos e comportamentos (BECK, 2013). Ter a noção de como nós, profissionais de psicologia, temos uma importante participação na melhora da qualidade de vida desses pacientes. O papel do terapeuta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com