TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DISCURSIVA MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA-PSICANÁLISE

Por:   •  21/11/2022  •  Ensaio  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE DISCURSIVA

MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA-PSICANÁLISE

Aluno: Bruna sanches

Uma avó foi procurar um serviço de atendimento psicológico para obter orientação sobre “psicologia infantil”. Sua filha, mãe do seu neto de 3 anos cometeu um crime e foi recolhida à cadeia pública. Presa inafiançável, aguardará o julgamento detida. Segundo a avó, ela será a responsável legal pela guarda do neto, uma vez que o pai do menino não reconhece a paternidade e evadiu-se da cidade para uma localidade desconhecida. Mãe e filho estão separados há 3 semanas e a criança não para de chamar e perguntar pela mãe. Depois que a mãe foi detida, a criança, que já não mais usava fraldas, voltou a urinar na cama à noite.

De acordo com a teoria psicanalítica, explique:

  1. em que fase de desenvolvimento o neto de 3 anos está vivendo e quais impactos são esperados em seu comportamento?

A criança tem 3 anos de idade, de acordo com a teoria de Freud no desenvolvimento psicossexual, ela se encontra na fase anal que vai dos 2 aos 4 anos e nessa fase ela começa a controlar os esfíncteres e a bexiga. Essa é a fase em que a criança começa a ter controle da motricidade e vai descobrir que reter ou eliminar as fezes torna-se prazeroso, descobre que o exercício do musculo do ânus é fonte de prazer. A criança pode usar como forma de confrontar ou chamar a atenção pela retenção das fezes ou liberação da urina.

b) esclareça por que a criança voltou a urinar na cama, à noite?

Esse neto sente a ausência da mãe, chama por ela, mas não obtém resposta e possivelmente está usando esse recurso biológico para conseguir chamar a atenção da mãe. Porque ele entendeu que recebia afeto quando fazia suas necessidades fisiológicas no lugar apropriado. Há também a imaturidade emocional e afetiva caracterizadas pela inibição das reações emocionais, ou seja, fatores estressores podem causar a enurese, uma forma de expressar seus sentimentos.

c) dos autores que estudamos, qual traz contribuição teórica que aborda diretamente esta questão?

Freud que nos traz a teoria do desenvolvimento psicossexual e A Teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson.

d) O que os cuidadores da criança podem fazer para amenizar os aspectos negativos desta separação?

Essa avó pode desenvolver as funções da mãe, e juntamente com o neto se submeterem à terapia para ajudar a criança a lidar com a ausência da mãe.

REFERÊNCIAS:

Fases do Desenvolvimento Psicossexual em Freud; EUZÉBIO, Alessandro. Professor Universitário, Psicanalista, Doutorando em Psicologia, Mestre em Educação (Pesquisa em Formação Psicanalítica e Educação). Coordenador do Núcleo de Formação de Psicanalistas e Mestres em Psicanálise. Co-coordenador da Clínica Social de Psicanálise – Instituto GAIO.

VERISSIMO, Ramiro. Desenvolvimento psicossocial (Erik Erikson).1ª Edição: 200 Ex. 2002, Ramiro Veríssimo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (291.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com