TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Psicologia Organizacional

Por:   •  7/6/2022  •  Dissertação  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA[pic 1][pic 2]

Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Itanguá – Sorocaba

São Paulo, CEP 18050-000 – Tel.: (15) 33211478

Atividade Discursiva

A entrevista de avaliação tem como “[...] objetivo essencial iniciar um diálogo entre que ajude o funcionário a aprimorar seu desempenho, fazendo com que seja um participante ativo na discussão. Tal participação está fortemente relacionada com a satisfação do funcionário com o feedback da avaliação” (BOHLANDER; SNELL, 2015, p. 366).

 

Ser avaliado geralmente preocupa. Isto porque desde pequenos, somos avaliados por nossos pais e familiares no ambiente familiar e posteriormente, na escola, por nossos professores. Porém, a palavra “avaliação” parece ter uma conotação negativa, carregando o estigma de bronca ou critica destrutiva. Para desmistificar este conceito carregado de representações negativas, podemos lançar mão de definições sobre as criticas construtivas e destrutivas.

Assim, com base nesta informação, simule um diálogo de uma situação de feedback entre um gestor e um colaborador, utilizando os dois tipos de critica: construtiva e destrutiva, pontuando os possíveis resultados de cada uma.

Crítica Construtiva: Rafael é o gerente do setor de marketing  de uma empresa de materiais  automotivos e Aline é sua  gerente que  após uma semana avariando o setor do  Rafael, chama  ele para dar um feedback sobre o que ela observou. Aline ressalta que Rafael é um excelente gerente, sempre solicito, e assertivo com seus colegas, pontual nas entregas dos relatórios e projetos  sendo um ótimo líder de equipe , se mostra muito empático e justo. Porem  ocorre que Rafael se sobrecarrega assumindo pra si responsabilidades que poderiam ser distribuído entre sua equipe, o mesmo sempre deseja  controlar todos os processos, de forma a não permitir  que  as pessoas competentes no setor realizem até mesmo processo simples. O que acaba gerando certo incomoda na sua equipe, pois apesar de terem um relacionamento muito bom, eles acabam sentindo que Rafael  não tem  confiança nas  atividades por eles realizadas até mesmo se sentem subestimado por ele. Rafael entendeu a questão levantada e que não havia percebido  que estava sendo uma pessoas extremamente controladora, para ele o fato de sempre  querer que tudo tivesse sua aprovação era uma forma de proteger sua equipe e que também não havia notado que isso estava gerando insatisfação na sua equipe ressaltando  que  acaba por fazer isso pois se sente responsável e se algo der errado a responsabilidade seria dele por não ter percebido.

Ao final da  conversa ele se comprometeu a  da mais autonomia as equipes  para tomarem decisões a realizarem seus trabalhos de forma mais livre  e tentará distribuir com sua  equipe a reponsabilidade no desenvolvimento de   projetos considerados importantes pra empesa , pois sabe que possui uma equipe  responsável.

Possíveis  resultado: melhora na autoestima e desenvolvimento pessoal  do Rafael  bem como maior  confiança  no seu relacionamento profissional com sua chefe, melhora na comunicação da equipe  podendo gerar uma maior  motivação no desenvolvimento de novos projeto, reconhecimento pessoal bem como respeito  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com