TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Matrizes do Pensamento em Psicanalise

Por:   •  23/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  1.441 Visualizações

Página 1 de 3

Uma avó foi procurar um serviço de atendimento psicológico para obter orientação sobre “psicologia infantil”. Sua filha, mãe do seu neto de 3 anos cometeu um crime e foi recolhida à cadeia pública. Presa inafiançável, aguardará o julgamento detida. Segundo a avó, ela será a responsável legal pela guarda do neto, uma vez que o pai do menino não reconhece a paternidade e evadiu-se da cidade para uma localidade desconhecida. Mãe e filho estão separados há 3 semanas e a criança não para de chamar e perguntar pela mãe. Depois que a mãe foi detida, a criança, que já não mais usava fraldas, voltou a urinar na cama à noite.

De acordo com a teoria psicanalítica, explique: a) em que fase de desenvolvimento o neto de 3 anos está vivendo e quais impactos são esperados em seu comportamento; b) esclareça porque a criança voltou a urinar na cama, à noite; c) dos autores que estudamos, qual traz contribuição teórica que aborda diretamente esta questão; d) o que os cuidadores da criança podem fazer para amenizar os aspectos negativos desta separação.

  1. De acordo com a teoria de Freud a respeito do desenvolvimento psicossexual, o garoto de três anos se encontra entre a Fase Anal e a Fase Fálica. Colocamos em questão duas fases, pois não se pode dizer com exatidão o início e o término de cada fase. Espera-se que na fase anal a criança esteja iniciando sua aprendizagem com a linguagem e da comunicação verbal, isto é, a criança começa a balbuciar indícios de uma palavra, esteja engatinhando e começando a andar, comece a obter o controle esfincteriano, controle da motricidade. Como Esta criança também pode estar no incio da fase fálica, pode-se esperar que a criança esteja iniciando édipo, desta forma, terá uma maior adoração com a mãe que desde então, tem sido a figura materna presente na vida desta criança.

  1. A criança ter voltado a fazer xixi na cama, pode significar o desejo de retornar à fase em que a mãe era presente e ele se sentia protegido ao lado dela. Também podemos dizer que, como a criança está passando por um momento confuso pra ela, um momento da perda da mãe, ele pode usar essa urina como forma de expressar seus sentimentos e como forma de agressão à mãe por tê-lo abandonado.
  1. Além do Freud, que nos traz algumas respostas por meio do desenvolvimento psicossexual, podemos adicionar à resolução deste caso, a teoria da “mãe suficientemente boa” de Winnicott, que, além de nos apresentar outra possível causa da criança voltar a fazer xixi na cama (a falta de uma mãe, do carinho, dos ensinamento e da presença afetuosa da mãe, que são as características que uma “mãe suficientemente boa” deve apresentar) também pode servir de um norteamento para que a avó passe a assumir estas funções para que a criança não se sinta tão defasada de carinho.
  1. Como abordado na questão anterior, a avó pode começar a desenvolver as funções da mãe, que aos olhos da criança era suficientemente boa, dentre elas a proteção à criança, o carinho, a atenção, cuidado, etc. A avó deve também passar a submeter a criança à terapia para ajudá-lo a lidar com a falta repentina da mãe e essa “transposição” da figura materna. É importante também que a avó sempre responda à criança quando eta questionar o paradeiro da mãe e deixar bem claro que a flata dela não a causará nenhum dano e desamparo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com