TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DISCURSIVA PSICOFARMACOLOGIA

Por:   •  10/11/2020  •  Dissertação  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  1.776 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DISCURSIVA PSICOFARMACOLOGIA

Nome:

RA:

Semestre:

Questão proposta: Um fármaco pode interferir no efeito de outro fármaco, essa interação entre eles pode ser desejada ou não desejada; quando ele é não desejada, pode acarretar danos no tratamento e efeitos irreversíveis em alguns casos. A interação medicamentosa é uma prática que o farmacêutico clinico deve  sempre estar atento, com a finalidade de auxiliar o prescritor e contribuir efetivamente no tratamento de seus pacientes. 

Qual a interação medicamentosa que pode ocorrer com o uso de analgésicos narcóticos e drogas usadas no tratamento da esquizofrenia?

Resolução: Ao adentrar em um consultório médico, umas das primeiras perguntas para o preenchimento da ficha de cadastro é a se o paciente toma algum medicamento, pois a partir dessa resposta o doutor saberá o remédio que pode receitar ao paciente e que não trará a ele efeitos colaterais indesejáveis.

Com base nos fármacos utilizados no tratamento da esquizofrenia[a], vemos que existem dois que estão na lista dos mais eficazes. São eles: haloperidol e a risperidona. Além de outros fármacos como: clorpromazina, flufenazina, periciazina, pimozide, zuclopentixol, clozapina, olanzapina, quetiapina, risperidona, ziprasidona. (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo).

Ao utiliza-los juntamente com analgésicos narcóticos, podem ocorrer diversos problemas; como a interação medicamentosa, que condiz com uma interferência de um medicamento, alimento, ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento. (CEMED, s.d.) o que, por consequência acaba causando um efeito de agitação nos indivíduos, havendo também a probabilidade de o fármaco potencializar a ação de analgésicos narcóticos, o que é indesejável.

Por fim, é de extrema importância, a realização da entrevista anamnese, para que se conheça o histórico do paciente e se consiga prescrever medicamentos que resolvam os problemas pendentes do indivíduo sem nenhuma alteração indesejável.

Referências:

CEMED. (s.d.). Faculdade de Farmácia UFMG. Acesso em 25 de Maio de 2020, disponível em https://www.farmacia.ufmg.br/o-que-e-interacao-medicamentosa/

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. (s.d.). RESOLUÇÃO SS nº 295 , de 04 de setembro de 2007. Inclusão do medicamento Aripiprazol na relação de contemplados no tratamento, pp. 1-6.

[a]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com