TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NA ÁREA JURÍDICA

Por:   •  5/6/2018  •  Artigo  •  2.044 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

JESSICA FERNANDA DE SOUZA GUADAGNIN

[pic 1]

A ATUAÇÂO DO PSICOLOGO NA ÁREA JURÍDICA

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO

2017

JESSICA FERNANDA DE SOUZA GUADAGNIN

A ATUAÇÂO DO PSICOLOGO NA ÁREA JURÍDICA

Trabalho apresentado como requisito de avaliação, ao Curso de Psicologia da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR, na disciplina de Projeto Integrador II.

Professora: Me. Débora Barbosa de Deus

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO

2017

INTRODUÇÂO

A psicologia é considerada ciência há pouco tempo mas não é recente que ela é estudada e praticada. Desde os gregos já existe a tentativa de sistematizar uma psicologia, o próprio termo psyché e logos, que respectivamente significam alma e razão, vem do grego, fazendo assim etimologicamente psicologia significar o estudo da alma. Na idade média e no império romano, a doutrina do teocentrismo era predominante, filósofos como Santo Agostino e São Tomas de Arquino falavam e buscavam uma certa racionalidade para justificar os dogmas cristãos (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2002).

Já no renascimento, onde entra em processo a valorização do homem, e o antropocentrismo entra a tona, começa a abrir espaço para o início do estudo do homem e sua alma, principalmente com René Descartes, quando ele separa a alma (mente) do corpo, contribuindo assim também para a anatomia e a fisiologia. Mas é mais especificamente quando há a transição do feudalismo para o capitalismo, logo em seguida com a industrialização, com o conhecimento se tornando independente da fé, com o cérebro, que começou a ser considerado a máquina de pensar do homem e assim começa a ser estudado seu funcionamento e mecanismo, que a psicologia começa a trilar os caminhos da fisiologia, neuroanatomia e neurofisiologia e também seu status de ciência vai sendo obtido à medida que vai se “libertando” da filosofia, ressalta-se que é necessário para se tornar cientifico definir um objeto de estudo, formular métodos e teorias desse objeto, episódio que acontece nesse momento por Wilhelm Wundt, criador do primeiro laboratório para experimentos na psicofisiologia, em 1879 na Alemanha, é aí que os primeiros psicólogos profissionais começam o trabalho experimental para estudar a mente, esses esforços e trabalhos resultam nos surgimentos de diversas escolas e teorias de pensamentos como o Behaviorismo, Psicanalise, Estruturalismo, Humanista, Gestalt e etc (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2002).

No Brasil, a psicologia vai sendo reconhecida como uma ciência autônoma, entre 1890 e 1930, quando são criados os primeiros laboratórios em alguns hospícios e Escolas Normais na área, onde o país vai recebendo influência da psicologia europeia e estadunidense. Mas é entre 1930 e 1962 que há a consolidação da psicologia como uma ciência capaz de formular técnicas, teorias e práticas orientativas. A psicologia também vai se desvinculando da psiquiatria, assim os psicólogos vão se organizando em associações reivindicando a regulamentação da profissão. E é em 1962, com a Lei 4119 de 27 de agosto de 1962 que a profissão é reconhecida, fixando normas para atuação e currículo mínimo e tendo como campo de atuação a clínica, escolar-educacional e organização do trabalho. (FURTADO, 2012)

Diferente de que muitas pessoas pensam, um psicólogo formado não se resume em clínica. Segundo CFP (2007, p. 2-3), a formação do psicólogo o habilita a atuar em qualquer uma das áreas da psicologia, sendo elas:

Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia. 

Com base no conteúdo teórico apresentado acima e tendo como tema o trabalho presente “As Possíveis atuações do psicólogo”, o enfoque será sobre a Psicologia Jurídica. O objetivo geral desse trabalho se aplica na explanação de denominações e um breve contexto histórico da Psicologia Jurídica, na apresentação dos campos de atuação e para finalizar, uma área dentro da psicologia jurídica para ser melhor explanada, sendo ela a Psicologia Criminal.

METODOLOGIA

As informações apresentadas foram obtidas a partir de uma pesquisa de cunho bibliográfico. O método foi escolhido por proporcionar ao pesquisador uma análise com maior precisão e compreensão para o material estudado e que deseja ser transcrito.

Quanto a objetivação da pesquisa, o trabalho traz resumidamente no primeiro momento a história e evolução da Psicologia, tanto como no Brasil. Posteriormente, será apresentado com uma maior profundidade a história da Psicologia Jurídica, sobre as várias áreas de atuação do profissional da área com ênfase no campo criminal e para concluir como é importante a atuação de um psicólogo no espaço jurídico.

A escolha do material usado foi feita a partir das palavras chaves: história da Psicologia e Epistemologia, atuação do Psicólogo, Psicologia Jurídica, Psicologia Forense e Psicologia Criminal. O trabalho utiliza-se de artigo cientifico e livro.

1 DENOMINAÇOES E BREVE CONTEXTO HISTORICO

Psicologia jurídica é o nome dado a área da psicologia que se relaciona com o sistema de justiça. Segundo Leal (2008, p.180) “toda e qualquer prática da Psicologia relacionada às práticas jurídicas podem ser nomeadas como Psicologia Jurídica”. A Psicologia Criminal, a Psicologia Forense, a Psicologia Judiciária estão nela contidas. Desta maneira fica claro que são coisas distintas, mesmo que, em muitos países, como a Argentina, por exemplo, o termo mais utilizado é Psicologia Forense e no Brasil o termo mais adotado é psicologia Jurídica, que pelo pensamento de França (2004) e Leal (2008) é o correto.

Para o autor do Dicionário Prático de Língua Portuguesa, o termo forense é “relativo ao foro judicial, relativo aos tribunais”. De acordo com o mesmo dicionário, a palavra “jurídico” é concernente ao Direito, conforme às ciências do Direito e aos seus preceitos. Assim, a palavra “jurídica” torna-se mais abrangente por referir-se aos procedimentos ocorridos nos tribunais, bem como àqueles que são fruto da decisão judicial ou ainda àqueles que são de interesse do jurídico ou do Direito. (FRANÇA, 2004, p.1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (166.8 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com