TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Monografias: A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

. O Presente trabalho tem por objetivo ,elencar como esta a ação do professor em sala de aula. identificar a importância e o valor de conhecer a realidade vivenciada pelo aluno, a interação do professor com os alunos e a família, a necessidade do planejamento e ações coletivas entre os professores, incluindo também, o compromisso das políticas públicas para que efetivamente ocorra o ensino e a aprendizagem.

No processo de ensino, professor e alunos ocupam papel de destaque, caminhando juntos na construção do conhecimento e objetivando os mesmos ideais. Durante esse percurso, é significativa a importância dada aos trabalhos desenvolvidos coletivamente, pois priorizam ações e posturas que desencadeiam interações entre os alunos, contribuindo, de forma expressiva, para o processo pedagógico, o qual também auxiliará na formação do aluno como sujeito ativo e pensante na sociedade.

Outro fator que possui importante papel no processo de desenvolvimento do aluno é a família, pois é de suma importância que os pais acompanhem a vida escolar dos filhos cotidianamente, isto é, reforcem as atitudes boas e corrijam os comportamentos inadequados. É oportuno, portanto, destacar “a importância de se reconhecer as famílias como parceiras ativas e essenciais na educação das crianças, ou seja, famílias e instituição precisam trocar saberes e competências.

Atualmente, a educação está sendo vista com outros olhares ,tem se dado maior valor para o ensino, e isto é percebido pela Lei onde a Educação básica agora começa na Educação Infantil e atrelando ao como Ensino Fundamental de nove anos onde os alunos iniciam a etapa da alfabetização aos seis anos de idade e um dos grandes desafios do professor é trabalhar com a alfabetização e o letramento em sala de aula. O Parecer nº 4/2008 (BRASIL, 2008) define a obrigatoriedade da matrícula de crianças com seis anos de idade completos até o início do ano letivo, no primeiro ano do ensino fundamental. Esse Parecer, também, ressalta que: “os três anos iniciais são importantes para a qualidade da Educação Básica: voltados à alfabetização e ao letramento, é necessário que a ação pedagógica assegure, nesse período, o desenvolvimento das diversas expressões e o aprendizado das áreas de conhecimento.

Com a antecipação da entrada das crianças aos seis anos de idade no ensino fundamental, o professor necessita rever, revisitar, refletir sua prática, a fim de possibilitar a aprendizagem, pois são vários os fatores que influenciam nesse processo, entre eles à diversidade presente na sala de aula. Precisa buscar alternativas variadas e viáveis ao processo educacional. É fundamental que o professor disponibilize uma gama de instrumentos pedagógicos e, assim, construa um ambiente alfabetizador adequado ao desenvolvimento das capacidades e habilidades de cada aluno.

Freire (1978) enfatiza que a alfabetização não está relacionada ao método, mas a uma concepção de alfabetização que oportuniza a democratização da cultura, a reflexão sobre o mundo e o lugar do homem, sendo este o sujeito ativo do processo de aprendizagem.

Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisamos as principais dificuldades vivenciadas e ações realizadas nos processos do ensino e da aprendizagem, pelos professores

2 DESENVOLVIMENTO

Ao fazermos um esboço deste tema, vale ressaltarmos que a escola é o principal espaço para a busca do conhecimento, e é o espaço em que ocorre à intervenção pedagógica. Onde, a função do professor é essencial ,pois ele é um ser mediador do conhecimento.Com o auxílio do professor, precisa acontecer a aprendizagem significativa dos alunos. No entanto, sabemos que não é apenas na escola que o aluno aprende. O processo de alfabetização depende, também, do ambiente familiar no qual o aluno está inserido, pois, mesmo antes de iniciar sua vida escolar já possui conhecimento de leitura do mundo por meio de jornais, revistas, livros, mídia,internet e até mesmo nas ruas (panfletos, placas de sinalização, entre outros), ou seja, os símbolos e as letras que a criança vê podem não ter significado, mas, ao chegar à escola, o contato com a linguagem escrita possibilita a ela compreensão sobre o significado das palavras, isso decorre por intermédio das práticas de alfabetização que estimulam a leitura e a escrita.

Portanto ,vale destacar que é de suma importância o professor ampliar seus conhecimentos e mediar os alunos, de modo que estes exponham suas preferências, dificuldades ortográficas, interpretem e produzam textos compreensíveis, tornando-se sujeitos ativos, autônomos e participantes no mundo e no contexto social no qual estão inseridos. O professor tem de refletir sobre sua ação pedagógica e analisar como se processa o trabalho de alfabetização que é realizado na perspectiva do letramento. No decorrer do ano letivo, o professor indaga-se, reflete, discute consigo mesmo e depara-se com os desafios de trabalhar com a alfabetização, na grande diversidade da sala de aula; isso significa ensinar diferente a ler e escrever para alunos diferentes. Refletir sobre as ações pedagógicas no espaço da alfabetização é perceber em que medidas se articulam e se entrelaçam as dimensões sociais, culturais e individuais, pois o conhecimento evolui e se transforma de acordo com o movimento histórico de cada sociedade. Desse modo, também a alfabetização e o letramento se desenvolvem de acordo com a dinâmica das relações existentes na sala de aula, vinculados a vida dos alunos.

Observam-se de maneira geral, que muitos alunos apresentam dificuldades na leitura e escrita, uns com mais intensidade do que outros, e as razões são as mais diversas possíveis. Em razão dessa situação, o professor precisa conhecer a realidade vivenciada pelo aluno e, com base nisso, o Projeto Político Pedagógico da escola contemplar tais necessidades. Para tanto, é necessário um trabalho coletivo na escola, incluindo políticas públicas de formação continuada tanto aos professores quanto aos familiares, assessoria pedagógica e psicológica aos professores, alunos e familiares, uma vez que somos conhecedores que o emocional e o intelectual são indissociáveis.

Diante disso, podemos verificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com