TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia Na psicologia

Por:   •  10/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

MARQUE A AVALIAÇÃO         E.A (    )     AV1 (   )       AV2 (   )     2ª CH (  x )    AV3 (   )      

Curso: Anatomia

Turma: Psicologia

Turno: Noturno

Período: 1°

Valor: 5,00

Resultado:

Data: 08/10/2021

Disciplina: Antropologia ap. a Saúde

Professor (a): Ana Flávia Seabra

Aluno (a): Brunele Rodrigues Teixeira

  1. As mudanças pelas quais as culturas vivenciam são denominadas processos culturais. A compreensão desses processos é importante para que possamos localizar as modificações ocorridas e identificar se essas mudanças ocorreram por fatores internos ou externos.  Para realizar a atividade, faça um resumo objetivo sobre cada processo cultural e crie um exemplo prático.

Processo cultural

Resumo

Exemplo

Difusão cultural

A difusão cultural é o nome apresentado para ás trocas e a expansão da cultura. A ideia de cultura se fundamenta a partir do entendimento sobre os valores, crenças, linguagem desenvolvidas por um determinado grupo.

Transmitido nos apresenta características culturais, podendo ser tangível ou intangível, onde o primeiro é aquele que podemos tocar, como monumentos, estátuas, obras e produções artísticas.

Aculturação

Aculturação é um processo sociológico e antropológico que se dá no encontro entre duas culturas, ocorra ele de maneira pacífica ou não. A partir desse encontro, os diferentes grupos estabelecem trocas que resultam na modificação de suas culturas.

Esse processo pode ser descrito de duas formas aculturação direta ou indireta.        

Endoculturação

Processo constante de aprendizagem e de assimilação do conhecimento, em que o indivíduo aprende o modo de vida e a cultura da sociedade em que nasceu (valores, preceitos, crenças, saberes); tem início na infância, posteriormente na escola, seguida por outros grupos ou níveis sociais.

Muitos dos aspectos culturais adquiridos são feitos inconscientemente. O simbolismo da linguagem, formas de Expressão, atitudes

  1. Os conceitos de saúde e doença passaram por mudanças. Temos as definições contemporâneas (atual) e as definições antigas. Para realizar a atividade apresente a definição de cada conceito no seu respectivo tempo:

Definição antiga de saúde

Definição contemporânea de saúde

Saúde era cuidar o corpo e ter uma alimentação regrada, cuidar das secreções e excreções do corpo, cuidar da higiene do corpo e da casa, cuidar dos humores e do espírito.

E situação perfeita bem-estar físico, mental e social da pessoa sendo ultrapassada por postular uma perfeição inatingível e utópica, sendo contrário até as próprias características da personalidade humana

Definição antiga de doença

Definição contemporânea de doença

A doença passou a ser entendida como consequência da invasão do organismo por agentes estranhos, cuja agressão provocava lesões nos órgãos e tecidos.

A doença pode ser encarada como um fator externo ao equilibro normal do organismo, resultado de uma reação saudável de defesa ou até mesmo de adaptação do indivíduo às condições novas e diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (42.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com