TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Observação Comportamental de uma criança

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.373 Palavras (22 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA[pic 1]

NATÃ BERTOLINI

ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO DE COMPORTAMENTAL INFANTIL

Tubarão

2017

NATÃ BERTOLINI

ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO COMPORTAMENTAL INFANTIL

Atividade integrada apresentado à Unidade de Teoria Psicanalítica e Dimensões Psicossociais da Constituição do Sujeito, do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à aprovação.

                                   

                                         

                                                          Tubarão

                                                             2017

Sumário

1 – INTRODUÇÃO        4

2 - PSICOLOGIA EVOLUTIVA        5

3 – PIAGET        5

4 - VYGOTSKY        6

5 - CONCEITOS DA PERSONALIDADE        6

5.1 – AUTOCONCEITO        6

5.2 -  AUTOESTIMA        7

5.3 - EMOÇÕES        7

6 - CONDUTAS SOCIAIS        8

6.1 – RELAÇÃO VERTICAIS E RELAÇÕES HORIZONTAIS        8

6.2 – RELAÇÕES ENTRE IGUAIS (AMIZADE)        8

6.3 – BRINCADEIRAS        9

6.4 – AGRESSIVIDADE        10

6.5 – PRÓ-SOCIABILIDADE        10

7 - ERIK ERIKSON        11

8 – SIGMUND FREUD        12

9 - MELANIE KLEIN        13

10 – ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES        14

10.1 - ANÁLISE PSICOSSOCIAL        14

10.2 – ANÁLISE PSICANALITICA        15

11 – CONCLUSÃO        16

12 – REFERÊNCIAS        17

13 - ANEXOS        18

                                             1 – INTRODUÇÃO

Esse texto tem o objetivo de abordar os principais conteúdos trabalhados em sala de aula, bem como relacionar as principais teorias com a atividade de observação de uma criança em âmbito escolar. A atividade foi realizada com uma criança de 3 anos no colégio Dehon em Tubarão SC, in loco, afim de observa-la em seu ambiente social, suas atitudes, brincadeiras, preferências e manias e relacionar com o desenvolvimento abordado teórico abordado nesse trabalho.

        

2 - PSICOLOGIA EVOLUTIVA

Segundo Palacios (2004), Psicologia Evolutiva trabalha com a mudança ao longo do tempo, assim como tantas outras disciplinas científicas, o que a diferencia é seu interesse pela conduta humana do ponto de vista de suas mudanças e transformações ao longo do tempo. Segundo o autor, as mudanças estudadas pela psicologia evolutiva têm caráter normativo ou seminormativo, que significa que os processos estudados pela psicologia evolutiva são aplicáveis a todos os seres humanos ou a grandes grupos deles, como o fato de ser cuidado por alguém durante a infância, e no ocidente, são normativos o ingresso na escola e as relações com os companheiros. Em oposição, a psicologia evolutiva não se preocupa com fatos idiossincrásicos, que se referem ao que é próprio de determinados indivíduos.

Segundo Palacios, podemos dizer então que a psicologia evolutiva é a disciplina que se dedica ao estudo de mudanças psicológicas que, em uma certa relação com a idade, ocorrem nas pessoas ao longo de seu desenvolvimento, isto é, desde sua concepção até a morte.

Segundo o autor, quando falamos em idade evolutiva em psicologia evolutiva, normalmente não falamos em idade concreta, mas sim nos referimos a um dos períodos em que dividimos o desenvolvimento humano e a resposta do por que existem mudanças psicológicas que estão vinculadas a idade está na maturação.

3 – PIAGET

Segundo Palacios (2004), Piaget, assim como Freud elaborou uma teoria de desenvolvimento psicológico como uma sequência de estágios que vão desde a imaturidade inicial do recém-nascido até o final da adolescência, com a intenção de descrever e explicar como funcionam os processos de transformações intelectuais que ocorrem na criança para sair de um psíquico de um recém-nascido para o conhecimento abstrato e organizado que encontramos em um adulto. Segundo o autor, na teoria de Piaget, a meta sempre é a adaptação, conseguir dar uma resposta adequada aos problemas que o indivíduo vai encontrando em cada momento, cada fase.

De acordo com o autor, os estágios do desenvolvimento intelectual de Piaget são: sensório-motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos, faixa etária da criança que foi analisada para o trabalho), operações concretas (7 a 12 anos) e operações formais (a partir da adolescência).

Seguindo ainda conforme Palacios (2004) e focando somente no estágio pré-operatório, nessa etapa a inteligência é simbólica, a linguagem é enriquecida rapidamente, a imaginação se desenvolve, os desafios já não são sensório-motores, mas lógicos, as respostas já não são mais físicas, mas sim raciocínios, a criança tende ao egocentrismo ou a centração, fazendo que seu raciocínio careça ainda de lógica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com