TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biografia Freud

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome: Jéssica Costa

Disciplina: História e Sistemas da psicologia

Professor: Adriana Kessler

A contribuição dos fisiologistas

A psicologia, como já estudamos, veio a ser considerada ciência depois de muitos estudos e constatações. Uma longa linha de descobertas começaram a dar forma a esta ciência.

A primeira descoberta estava ligada a percepção, quando o astrônomo Nevil Maskelyne percebeu a diferença de décimos de segundos nas observações feitas por dois astronômos diferentes. Logo, o astrônomo alemão Friedrich Wilhelm Bessel suspeitou que a diferença de tempo da observação dos astrônomos eram resultado de fatores pessoais, hoje sabemos que cada ser é um universo diferente, e assim, possuí uma perceção diferente de outro, mesmo que se trate de um mesmo objeto. Graças a Bessel começaram a ser investigados os processos psicológicos das sensações e da perceção.

Depois disso vieram muitos fisiologistas com estudos acerca do sistema nervoso,  suas funções, também algumas descobertas de áreas especializadas do cérebro.

Os métodos experimentais foram aplicados a própria mente, em busca da definição dos sentidos, ou das "sensações".

Hermann von Helmholtz trouxe importantes conhecimentos ligados a psicologia sensorial, estudando estímulos nervosos e respostas motoras. Já o fisiologista Ernest Weber contribui com o seu trabalho sobre o limiar de dois pontos, onde foi possível medir um estímulos e sua perceção. E era disso que a psicologia necessitava: ser medida, quantificada.

O estudo sobre o vinculo "mente-corpo" surge com Gustav Theodor Fichner, quando em um quadro depressivo, ele pode compreender que a "qualidade mental" dependia da "qualidade material", e que para conseguirmos mudar sensações, deveríamos mudar os estímulos. Fechner mostrou que era possível medir as sensações, medir a intensidade do estímulo.

Através dos estudos dos fisiologistas a psicologia ganhou um objeto de estudo nos métodos da ciência moderna, abrindo caminho para Wundt fundar oficialmente a nova ciência em Leipzig em 1879.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com