TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL E DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS

Por:   •  27/11/2018  •  Resenha  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  1.521 Visualizações

Página 1 de 10
  1. CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL E DIAGNÓSTICO DAS NECESSIDADES PSICOSSOCIAIS

O interventor necessita primeiramente conhecer o grupo, instituição, organização ou comunidade, para então fazer o levantamento das necessidades psicossociais e decidir o foco da intervenção. Antes de planejar qualquer intervenção, é primordial conhecer se existe e qual é a demanda do grupo alvo. Para que uma instituição solicite uma intervenção é necessário um certo grau de maturidade da mesma de seus problemas de sua situação, é trabalho do psicólogo fazer com que ela tome consciência de sua necessidade. Sendo assim o primeiro passo é estabelecer contrato para o levantamento do diagnostico, em seguida delinear os passos necessários para a coleta das informações que permitirão caracterizar a instituição e diagnosticar as necessidades psicossociais. Após a coleta dos dados estes devem ser analisados e definir qual a necessidade psicossocial e assim poder planejar qual será a intervenção.

  1. ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Um projeto de intervenção psicossocial é um trabalho científico e, portanto, sua construção vai ser pautada nas normas cientificas em vigor. Antes de iniciar um projeto algumas questões devem estar claramente respondidas: a) Qual o foco desse projeto (tema)? b) O que se pretende com esse projeto (objetivo)? c) A quem se destina esse projeto (população-alvo)? d) Por que e para que se pretende realizar esse projeto (justificativa)? e) Qual a importância deste projeto para instituição (relevância)? Questões como o foco, objetivo, população-alvo, as condições da intervenção e outras, devem ser decidas comumente na relação do interventor com a instituição.

 Formulação dos Objetivos

Ao estabelecer os objetivos o psicólogo deve ter claro os objetivos gerais; sua aceitação ou não dos objetivos da instituição; o diagnóstico dos objetivos particulares. O psicólogo deve ter consciência que seu objetivo maior é o de psico-higiene, ou seja, promoção de saúde e bem-estar dos integrantes da instituição, e, portanto, em hipótese alguma deve renunciar a este objetivo.

 Embasamento Teórico

Com relação ao embasamento teórico, o primeiro passo é delimitar os temas de estudo que permitirão a compreensão dos focos. É importante selecionar devidamente o material de leitura e pesquisa, evitando ir além do foco, ou negligenciando matérias importantes. É importante haver uma coerência entre o embasamento teórico e a metodologia do projeto.

 Metodologia

O cuidado com os aspectos metodológicos é fundamental, afinal são eles que nortearam os todos desenvolvimentos do projeto, logo devem ser decididos com mito critério. A definição da população-alvo, é uma das primeiras questões a serem decididas, questões como: Quais as características sociodemográfica do grupo alvo; de quantas pessoas será composto o grupoalvo; o grupo-alvo é um grupo homogêneo ou heterogêneo; são procedimentos metodológicos que tomam conta da composição e características do grupo-alvo. A escolha dos instrumentos que serão utilizados depende diretamente do referencial teórico, dos objetivos, e dos procedimentos a serem adotados. Os psicólogos contam com vários matérias psicológicos que podem vir a ser utilizados como: testes, técnicas, jogos, e atividades psicopedagógicas. O projeto deve prever um termo de participação na intervenção, principalmente se o grupo for composto por menores. Nesse caso autorização deve ser dada pelos pais. Deve-se utilizar também algum instrumento ou procedimento que permita avaliar a eficácia da intervenção, ou seja, seus objetivos foram ou não alcançados. Sugere que seja realizada uma avaliação previa (pré-teste) e uma avaliação após a intervenção (pós-teste).

 Duração Periodicidade e Local

É importante prevê o tempo de duração da intervenção, a periodicidade e duração dos encontros, assim como o local em que estes serão realizados. Entretanto ao longo da intervenção essas condições podem ser revistas e mudanças no contrato são possíveis. Ao elaborar o projeto deve-se ter uma ideia do tempo estimado para o alcance dos objetivos, já a duração dos encontros grupais em geral é semanal e com duração média de 90 a 120 minutos.

 Procedimento

O nível de detalhamento dos procedimentos pode variar, mas o importante é que o interventor tenha relativamente claro sua proposta de trabalho passo a passo. Dividimos esses procedimentos em três etapas temos a apresentação e integração do grupo; desenvolvimento; avaliação e despedida do grupo.

 Recursos

Não se pode esquecer de incluir a previsão de recursos necessários para o desenvolvimento da intervenção. Os recursos podem ser humanos ou materiais, em alguns casos é necessário fazer uma previsão de custo e um cronograma de atividades. Agora é necessário cuidar da apresentação do projeto que será entregue a instituição, o mesmo deve conter: a) Capa; b) Sumario; c) Resumo; d) Introdução; e) Objetivos; f) Metodologia; g) Recursos; h) Anexos; i) Referencias;

  1. DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Uma vez o projeto pronto e aprovado, se do início a intervenção propriamente dita, cujo o desenvolvimento será pautado nos procedimentos e nas estratégias definidas. Entretanto durante o desenvolvimento é possível realizar modificações e correções através do feedback avaliativo da comunidade.

O Enquadre

No início de qualquer intervenção é necessário estabelecer o enquadre que é o conjunto das condições nas quais se realiza a observação e constitui uma fixação de variáveis ou uma limitação da mesma. O enquadre permite que o trabalho se realize dentro de certos limites de segurança a todos envolvidos, e funciona como esquema referencial.

 O Papel do Interventor

O psicólogo que atua na intervenção psicossocial tem dois papeis de prático e pesquisador, como prático seu papel fundamental é de facilitar a tarefa foco da intervenção, e como pesquisador ele deve utilizar dos métodos e técnicas de pesquisa que sejam pertinentes ao trabalho que ele realizará.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com