TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA HISTERIA PARA A CONSTRUÇÃO DA TEORIA PSICANALÍTICA

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

CONTRIBUIÇÃO DA HISTERIA PARA A CONSTRUÇÃO DA TEORIA PSICANALÍTICA.

        

        Os estudos de Freud sobre histeria foi de grande importância para a formação da teoria psicanalítica. Freud, em seus atendimentos às suas pacientes histéricas, pode descobrir o inconsciente, e através desta descoberta formulou um método de tratamento, o qual hoje é chamado de Psicanálise. Freud considerou as perturbações conflituosas inconscientes, como o fundamento da histeria.

        De que forma os estudos que permearam a histeria, foram influentes para a formação dos principais conceitos psicanalíticos? Abordaremos o caso de Anna O. para esclarecer esta questão, o qual foi considerado o “caso iniciador da psicanálise” (Gay, 1989, p. 74 apud BELINTANI 2003).

        Freud passou a atender a paciente Anna O. e durante seu tratamento, Freud alcançou novas descobertas que foram contribuindo para a formação da psicanálise. Até dado momento, o método utilizado para o tratamento de Ana O. era o hipnotismo, usado por Josef  Breuer, que à atendeu durante um ano e meio, posteriormente, começou a ser tratada por Freud. Breuer deixou de atender Ana O. porque o seu entusiasmo com a paciente estava causando conflitos em seu casamento, quando ele encerrou o tratamento, a paciente desenvolveu uma forte crise histérica. Quando Freud passou a tratá-la, concluiu que estes conflitos emocionais obtinham como causa à sexualidade, dando assim, grande importância para questões sexuais em todas as suas teorias formuladas posteriormente, inclusive como etiologia da histeria. A respeito disso, Freud postulou:

Se é verdade que as causas das perturbações histéricas devem ser encontradas nas intimidades da vida psicossexual dos pacientes, e que os sintomas histéricos são a expressão de seus desejos mais secretos e reprimidos, então a elucidação completa de um caso de histeria implica certamente a revelação dessas intimidades e a divulgação desses segredos. (Freud, 1972, pp. 5-6 apud BELINTANI 2003).

        Se naquela época o tratamento utilizado para a cura da histeria era o hipnotismo, qual a razão de Freud ter deixado aos poucos de se utilizar deste método como forma de tratamento do caso de Anna O.? Primeiramente, a cura que ocorria através da hipnose não era permanente, pois com o passar do tempo o individuo voltava a apresentar os ataques histéricos, digamos que a hipnose servia como uma amnésia temporária a respeito do trauma acorrido. Freud foi descobrindo, ou até mesmo aprendendo com sua paciente, novos métodos mais eficazes de tratar a histeria. Freud se perguntou o porquê do adoecimento, ele não estava interessado somente nos sintomas, e sim na origem da histeria.

        Se Freud aos poucos foi abandonando a técnica da hipnose, certamente ele desenvolveu outro método para tratar sua paciente, foi então que surgiu a associação livre. Como este método era exercido em um contexto clínico? O paciente não é forçado a lembrar-se de determinada situação, na verdade, este cliente tem a liberdade de dizer o que vier primeiramente em seus pensamentos, tal método possui uma relação causal entre consciente e inconsciente, foi o que Freud postulou em substituição da hipnose.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com