TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Da Psicologia

Exames: A Caracterização Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

1- Os Psicólogos adivinham o que os outros pensam? - Não, ele dispõe de um conjunto de técnicas e de conhecimentos que lhe possibilitam compreender o que o outro diz, gestos, expressões e integra tudo isso em um quadro de análise que busca descobrir as razões dos atos, pensamentos, desejos e emoções.

2- Quando fazemos um curso de Psicologia passamos a nos conhece r melhor? R- Sim. A idéia de que o aprendizado dos conhecimentos científicos possibilita sempre um melhor conhecimento da vida humana, aumentando o conhecimento sobre nós mesmos.

3- Que diferença há entre a ajuda prestada por um Psicólogo e um bom amigo.R- Amigo – não planeja sua intervenção, não usa conhecimentos específicos, nem pretende diagnosticar ou intervir em algum aspecto percebido como crucial. Psicólogo- é intencional, planejada e feita com utilização de conhecimentos específicos do campo da ciência.

4- Qual a finalidade do trabalho do Psicólogo? R- Promover a saúde.

5- Quais as áreas e os locais em que o psicólogo atua?

R – LOCAIS: consultórios, clínicas psicológicas, hospitais, ambulatórios e centros de saúde. ÁREAS: Psicologia clínica, do Trabalho, Educacional.

6- Qual a relação entre o cotidiano e conhecimento cientifico? R – Eles se aproximam e se afastam. APROXIMAN-SE: porque a ciência se refere ao real. AFASTAM-SE: porque a ciência abstrai a realidade para compreende-la melhor.

7- Explique o que é senso comum. Dê um exemplo.R – Ele integra de um modo precário o conhecimento humano. É justamente o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia

8- Explique o que se entende por Visão de mundo.R – É o senso comum que mistura e recicla os conhecimentos produzidos pelos outros setores da produção do saber humano e os reduz a teoria de visão-de-mundo.

9- Cite alguns exemplos de conhecimento da Psicologia apropriados pelo senso comum. R – Menina histérica; Ficar neurótico.

10- Quais os domínios do conhecimento humano?

R – Arte, Religião, Filosofia, Ciência e Senso comum. ARTE: emoção e sensibilidade. RELIGIÃO:conjunto de pensamento sobre origem do homem, mistérios, princípios morais. FILOSOFIA: especulação sobre origem e significado da existência humana. CIÊNCIA: especialização do reconhecimento ao longo dos tempos.

1- Quais as características atribuídas ao conhecimento cientifico? R – Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, objetividade e processos cumulativos do conhecimento.

12- Qual a diferença entre senso comum e conhecimento cientifico?

R – SENSO COMUM: é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto a primeira baseia-se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade.CONHECIMENTO CIENTIFICO: requer um objeto especifico de estudo. A ciência é conhecimento que resulta de um trabalho racional.

13- Quais são os possíveis OBJETOS de estudo da Psicologia? R – O comportamento humano, o inconsciente, personalidade, consciência humana.

14- Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? R – Pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento cientifico só muito recentemente.

15- Qual a matéria-prima da Psicologia?R – É o homem em todas as suas expressões as visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas ( porque somos todos assim).

16- O que é SUBJETIVIDADE? R – É a síntese singular e individual que cada um de nós vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural ( é o que nos diferencia das outras pessoas).

17- Porque a Subjetividade não é Inata? R - Ela constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural e é ativa a sua construção.

18- Porque as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia cientifica?

R – Porque não são construídas no campo da ciência, a partir do método e dos princípios científicos. Estas em oposição aos princípios da Psicologia porque pressupõem que nelas (práticas místicas) que há concepção de destino, de forças que não estão no campo humano e no mundo material.

19- Compare a Psicologia com a Psiquiatria apontando suas similaridades e diferenças. R – (pesquisem mais sobre esta resposta) Psiquiatria – são as doenças mentais. Psicologia – são as experiências conscientes.

Mas existe a similaridade, elas nasceram preocupadas com coisas diferentes e elas estão preocupadas com a SUBJETIVIDADE como relação comum. Tanto a psiquiatria quando o psicólogo precisam entender sobre a subjetividade humana.

20- Cite e explique as etapas que caracterizam a atuação do psicólogo.

R – COLETA: coleta de dados para diagnóstico com testes, entrevistas, observação de comportamento. ANÁLISE: a partir de uma teoria psicológica. INTEVENÇÃO: depois da coleta e da análise há base para diagnosticar a causa do problema e fazer a intervenção adequada.

21- O que é psicologia do senso comum?

R- Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos, como por exemplo, quando falamos do poder de persuasão ou de compreensão de alguém ou da capacidade que algumas pessoas têm de escutar os outros e darem bons conselhos. Essa psicologia, usada no dia-a-dia pelas pessoas, é chamada de psicologia do senso comum.

2- O que é comportamento? R- É a relação entre organismo e ambiente.

23- Explique porque a psicologia é diferente do senso comum e comente sobre os objetos da Psicologia. R – .

24- Fale sobre as Teorias Psicológicas e cite suas principais características.

R – ESTRUTURALISMO – Titchener (EUA) É a analise das estruturas mentais. Exemplo: Decomposição do sabor da limonada (percepção) em elemento como doce, amargo, frio (sensação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com