TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Característica de uma Instituição

Por:   •  26/9/2018  •  Resenha  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VARZEA GRANDE

CURSO DE PSICOLOGIA

DICIPLINA: PSICOLOGIA NO COTIDIANO DAS INSTITUIÇÕES        

Profª. LAYANE BUOSI

CATARINA LOUZADA

EMANUELLE HELENA

FABIOLA DA CRUZ PEREIRA

LARISSA ANZIL

        

Característica de uma instituição:

  1. Liberdade de atuação;
  2. Suprem a necessidade das pessoas;
  3. Cumprem suas funções sociais;
  4. Padrão de controle;
  5. Funcionamento benéfico para a sociedade;
  6. Possuidora de objetividade e interdependência;
  7. Seguem regras e leis;
  8. Forças coercitivas;
  9. Autoridade moral;
  10.  Desempenham um papel fundamental no funcionamento da sociedade;

 Instituições

  • Religião

Cumprem suas funções sociais: porque é criada para preencher lacunas da vida social, além de participar de organizações da sociedade ela é uma instituição benéfica entre grupos sociais.

Possuidora de objetividade e interdependência: ela é baseada nos princípios da fé, em que a sociedade se desenvolva de acordo com padrões, papéis, valores e culturas. E também possui uma relação interdependência, não atua de maneira isolada, e sim de seus cristãos, ela não depende do estado.

  • Família

Funcionamento benéfico para a sociedade: por que é fundamental na formação do individuo, onde os valores morais e éticos familiar são importantes para a sobrevivência do ser humano.

Desempenham um papel fundamental no funcionamento da sociedade: por ser uma instituição que parte por princípios educacionais pautados por valores morais, ensinando os filhos o respeito ao próximo.

  • Lazer

Suprem a necessidade das pessoas: reúne uma variedade de funções que beneficia a sociedade como esportes, festas, viagens. São necessidades básicas e fundamentais para o bem estar social.

 

Liberdade de atuação: é um principio de escolha, onde a pessoa tem opções de entretenimentos.

  • Ensino

Autoridade moral: é uma instituição que faz parte da estrutura social que impõe regras que contribuem no funcionamento da formação do individuo para a sociedade. De acordo com BLEGER e BLEGER (1977) invoca um direito a legitimidade; em outras palavras reservem-se o direito de não só ferirem o indivíduo que viola mas ainda de repreendê-lo no terreno moral.

Padrão de controle: é uma instituição que se empenha em expandir o conhecimento seguindo normas de controle e organização.

  • Democracia

Seguem regras e leis: é um sistema democrático em que todos os cidadãos têm obrigações e deveres de participarem igualmente seguindo a ordem social.

 

Forças coercitivas: é uma ordem aplicada na sociedade para que todos possam cumprir as leis. Segundo BLEGER e BLEGER (1977) o poder essencial que a instituição exerce sobre o individuo consiste justamente no fato de que a mesma tem existência objetiva e não pode ser afastada por ele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com