TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Competência E A ética Na Avaliação Psicológica

Trabalho Universitário: A Competência E A ética Na Avaliação Psicológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

A Competência e a Ética na Avaliação Psicológica

Como articular a lógica dos tempos e a ética na avaliação psicológica com os critérios institucionais, burocráticos, e economicistas, eficácia e produtividade administrativas que apenas valorizam o número de sujeitos observados por dia?

O reconhecimento dos limites da sua competência (e das suas técnicas) exige do psicólogo um esforço contínuo ao nível da formação teórica e prática que são cada vez mais especializadas. Uma adequada preparação é condição sine qua none do exercício de uma actividade eminentemente técnica como é o caso da avaliação psicológica.

Por isso, a actualização profissional ao nível dos conhecimento científicos, dados de investigação e saber – fazer particulares – nomeadamente ao nível da familiarização com várias técnicas e instrumentos específicos ou objectos de estudos mais recentes, respectivas potencialidades e limites interpretativos são objecto de uma exigência ética elementar.

A questão que se coloca é a de saber onde se encontram estas possibilidades de qualificação e actualização relativamente ao desenvolvimento mais recentes.

Ao nível de cursos de pós graduação, de cursos técnicos, especializados ou mestrados, as iniciativas são manifestamente isoladas e em número reduzido. A própria formação (no que diz respeito ao contacto com materiais e ao treino supervisionado de aplicação, cotação de instrumentos, e interpretação de resultados, ou dos novos desenvolvimentos teóricos e metodológicos na validação dos instrumentos), ministrada pelas várias instituições de Ensino Superior parece ser relativamente reduzida na maior parte dos casos, sobretudo se tivermos em conta o número cada vez maior das situações e contextos nos quais é solicitada a avaliação psicológica.

O ensino específico da avaliação psicológica – domínio onde se verifica uma cada vez maior especialização um crescente alargamento a novas áreas e uma diversificação dos métodos deve constituir uma tarefa e uma preocupação fundamentais das instituições de formação em Psicologia, de modo a evitar, na medida do possível a proliferação de práticas discutíveis.

Neste contexto a formação dos psicólogos deve incluir uma sensibilização para a importância da dimensão ética e moral, na prestação dos vários tipos de serviços específicos associados à avaliação psicológica.

Em suma, convém reconhecer a existência de uma ética na avaliação psicológica, esta supõe:

• O reconhecimento e identificação da especificidade da avaliação psicológica e da sua necessidade e utilidade para melhor compreender, julgar e tomar decisões.

• Uma atitude e um movimento de questionamento permanente onde o formular de interrogações acerca do sentido, valores, princípios e imperativos a que deve obedecer a conduta da avaliação psicológica.

• A renuncia às explicações hegemónicas e omnipotentes, subjacentes à ideia de possibilidade de um conhecimento total acerca do sujeito que é objecto de avaliação psicológica. Neste contexto convém relembrar que a avaliação psicológica não de esgota numa racionalidade técnico/ científica e prática.

• Importa estar consciente de que o esforço constante na delimitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com