TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Compreendendo Equipes de Trabalho

Por:   •  2/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

1° SLIDE

O trabalho em equipes é uma das atividades mais comuns no dia a dia de um profissional. Hoje vamos discutir alguns dos benefícios da colaboração entre as pessoas que estão sob o mesmo teto e aumentar seus conhecimentos sobre a importância do trabalho em equipe. Como acontece com a maioria dos aspectos da experiência humana, o trabalho é uma área incerta e complicada.

Há muitos tipos de pessoas no mercado de trabalho. É importante aprender a agir de acordo com cada temperamento para não ser um problema para você e para não se estressar com as suas atitudes. O trabalho cooperativo é muito significativo para as mentes humanas e existe desde o começo da história do trabalho, dando origem às primeiras formas de organização social construtiva.

Uma coisa que muitas pessoas não entendem completamente sobre seu local de trabalho, seja porque simplesmente não são informadas sobre ele ou simplesmente não estão interessadas nele o suficiente para aprender mais, é que existem grupos de trabalho ou equipes dentro de uma empresa.

Uma das decisões mais importantes que você fará é escolher sua equipe. Mas a contratação pode ser arriscada. Você nunca sabe se alguém vai dar certo, e adicionar pessoas pode tornar seu projeto ainda mais complicado. Os principais pontos abordados são: como se comunicar com as outras pessoas dentro da empresa e aproveitar todos os benefícios para a carreira. Saber lidar com pessoas é um valor valioso para qualquer profissional.

Como um novo membro da equipe, é importante que você entenda alguns dos fundamentos cruciais que constituem um ambiente de trabalho. Quer você esteja ingressando como estagiário ou como funcionário em tempo integral, compreender as diferentes funções e responsabilidades pode ajudá-lo a desempenhar seu trabalho com mais confiança. Existem várias equipes de pessoas que gerenciam diferentes aspectos das operações de uma empresa com base em sua área de especialização.

As equipes de trabalho se tornam populares porque promovem a participação dos funcionários na tomada de decisões operacionais e é uma forma eficaz dos gerentes promoverem a participação e aumentar o entusiasmo dos funcionários. São mais flexíveis e respondem melhor às mudanças. Eles têm

a capacidade de se organizar, começar a trabalhar, reorientar e se dissolver rapidamente. Portanto, outra explicação para a popularidade da equipe é que é uma forma eficaz dos gestores promoverem a democratização da empresa e aumentar o entusiasmo dos colaboradores.

2° SLIDE

Hoje, no ambiente de trabalho, existem dois tipos de áreas de atuação, nomeadamente grupos de trabalho e equipes de trabalho. Um grupo de trabalho é aquele que basicamente se utiliza da interação para compartilhar informações e tomar decisões que auxiliem cada um de seus integrantes no desempenho de suas funções, não tendo a necessidade ou oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que exija esforços conjuntos. Portanto, seu desempenho é apenas a soma das contribuições individuais de seus membros. Na equipe de trabalho, a energia positiva é gerada por meio de esforços colaborativos. O nível de desempenho resultante dos esforços individuais é superior à soma de suas contribuições individuais. Essas definições ajudam a esclarecer por que tantas organizações reorganizaram recentemente seus processos de trabalho em torno de equipes.

Existem quatro tipos de equipes, que são elas:

  • Equipes de resolução de problemas: os membros trocam ideias ou oferecem sugestões sobre os processos e métodos de trabalho que podem ser melhorados.
  • Equipes autogerenciadas: são grupos de funcionários (geralmente entre

10 e 15 pessoas) que realizam trabalhos muito relacionados ou independentes e assumem muitas responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores. Normalmente, isso inclui planejamento e programação de trabalho, delegação de tarefas aos membros, tomada de decisões operacionais e implementação de ações para resolver problemas com fornecedores e clientes.

  • Equipes multifuncionais: formada por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa.
  • Equipes virtuais: usam a tecnologia da informática para reunir seus membros fisicamente dispersos e atingir um objetivo comum.

As equipes de trabalho passam por processos para iniciar seus trabalhos, definindo os objetivos para atingi-la e desenvolvendo estratégias para isso. Ao selecionar membros para a equipe, as preferências e habilidades pessoais, personalidades e habilidades devem ser consideradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com