TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consolidação da Psicologia Social como Disciplina Independente

Por:   •  22/5/2016  •  Resenha  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  2.041 Visualizações

Página 1 de 4

A consolidação da Psicologia Social como disciplina independente

Neste capitulo 2, de nome “A consolidação da Psicologia Social como disciplina independente”, dos autores Alvaro & Garrido, é feito uma síntese histórica sobre o surgimento da Psicologia de caráter Psicológico e da Psicologia de caráter Sociológico o que leva ao entendimento de como a Psicologia Social foi se constituindo, e nos leva ao melhor entendimento da Psicologia Social que temos hoje.

Estes processos foram configurados de modo simultâneo porém com localizações geográficas e linhas de desenvolvimento distintas. A criação dessas psicologias estavam pautadas na ideia de positivismo lógico , bem como um disciplina independente da Filosofia .

Neste texto o autor descreve as fases do surgimento da Psicologia de modo que em todas as partes contextuais há de início: 1- a descrição da concepção de ciência dominante no período histórico conceituado;2-a analise do desenvolvimento teórico da Psicologia Social dentro do contexto da Psicologia e da sociologia;3-sobre o desenvolvimento metodológico da Psicologia Social.

A teoria da Psicologia social na Psicologia ,tem um "start" na Alemanha pela Psicologia dos Povos , um tipo de psicologia cultural desenvolvida na Alemanha na segunda metade do século XIX e que foi retomada , durante as décadas do século XX, por Wundt, que a considerou uma alternativa à Psicologia Experimental.

Wundt, expôs o fato sobre a relação entre mente e cultura , e que a mente individual é produto do contexto cultural no qual se desenvolve a pessoa, a partir deste foi observado por ele que existia uma necessidade de uma Psicologia cultural , separada da Psicologia individual, porém reconhecia que o método experimental era muito limitado para ser aplicado a essa nova Psicologia. A contribuição do Wundt foi inexpressiva na evolução da Psicologia social.

Diante do surgimento da Psicologia da Gestalt , que veio para se opor a psicologia experimental de Wundt , introduzindo seus princípios na Psicologia Social na década de 1930 por Kurt Lewin.

Alguns autores falam da não contribuição da Gestalt a Psicologia Social, outros afirmam que as contribuições se produziram desde o primeiro momento.

Tratando-se de Psicanálise e suas influências, pode-se dizer que não teve influência decisiva nas concepções dominantes de Psicologia Social , mas contêm elementos que não somente atravessam a psicologia social ,mas também devem constituir ferramentas par ao debate e reflexão desta.

Outra importante linha de desenvolvimento foi centrada em torno dos instintos , sob influência do contexto evolucionista da presentes na época. Este contexto foi bem utilizado pelo psicólogo William McDougall na escrita do primeiro manual de Psicologia Social no qual não se interessa em comportamentos e sim nas explicações de cunho biológico. Essa linha de raciocínio seria abandonada com a entrada do Behaviorismo, no qual teve Floyd Allport como principal representante, por conta de introduzir esses princípios na Psicologia Social.

Na Psicologia social na Sociologia, houve um andar paralelo ao que se diz a respeito criações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com