TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuicao De Wallon Para Educaçao

Pesquisas Acadêmicas: A Contribuicao De Wallon Para Educaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuições de Wallon para educação:

Wallon dedicou boa parte de seu tempo e de sua vida ao grupo Francês de educação nova (GFEN) e á sociedade Francesa de pedagogia , da qual foi presidente ate sua morte . Teve portanto , participação ativa no debate educacional de sua época , não foi criador de nenhum método pedagógico original , suas principais contribuições para educação foram : afetividade, movimento ,a questão da pessoa ,do eu .

A manifestação afetiva , relacionada assim as emoções como raiva, medo , surpresa alegria, entre outras são acompanhadas pelas transformações filosóficas , em uma criança revelam traços importantes de caráter e personalidade , a emoção é altamente orgânica altera a respiração , os batimentos cardíacos e ate os tônus musculares , tem momentos de tensão e distensão que ajuda o ser humano a se conhecer . Esses sentimentos ganham função relevante na relação da criança com o meio ,a afetividade é um dos principais elementos do desenvolvimento ser humano .

Segundo a teoria de Wallon deve estar atento os primeiros gestos ,antes de serem emocionais exeto o choro são gestos impulsivos , as emoções dependem fundamentalmente da organização dos espaços para se manifestarem. A motricidade , portanto tem caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto e do movimento quanto por sua representação , são aspectos ligados tanto a parte da motricidade, como ao pensamento, para Wallon as crianças tem que ter movimentação motora par que ela possa interagir ao meio , não adianta ela ficar só sentada na sala de aula , as crianças tem que se movimentar praticar outros exercícios pra que possam adquirir conhecimentos .

A construção do eu na teoria de Wallon depende essencialmente do outro , Wallon em consonância com a psicanálise vai mostrar um estado de simbiose , existentes na interações dos sujeitos é devido esse interação , por meio social físico e consigo próprio que vai se dando a progressiva diferenciação das pessoas , seja para ser referencia seja para ser negado . Principalmente a partir do instante que a criança , começa a viver a chamada crise de oposição , em que negação ao outro funciona como uma espécie de descoberta de si próprio , acontecendo mais ou menos em torno dos três anos quando é hora de saber que “eu ‘’ sou , imitações manipulações e sedução em relação ao outro são características comuns nesta fase de construção de personalidade .

Referencias bibliográficas

Plano Langevin – Wallon (1994). In: Merani , A.L.Psicologia Y Pedagogia (las idéias pedagógicas de Henri Wallon ). Mexico , D; Editorial Grijalbo , 1969.

TRAN- THONG(1969)La pensée pédagogique d’ Henri Wallon . Paris : Presses Universiraries de France .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com