TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição Da Psicologia Para A Educação

Artigo: A Contribuição Da Psicologia Para A Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 2

A contribuição da pedagogia na pratica docente

A psicologia da o suporte para a educação, é a ciência que estuda o comportamento humano, isto é, o que motiva o comportamento, suas ações, percepções, aprendizagem, seu desenvolvimento.

Com isso a psicologia da o suporte a educação, ajudando o docente a desenvolver o senso critico para a educação e sua sala de aula, então adequando a melhor forma de transmitir o conhecimento para os educando, formando o senso critico, desenvolvendo o intelecto e transformando sua forma de agir, escolher, se comportar em relação a escola, a vida e a aprendizagem.

Rogers afirma que o educador deve concentrar a atenção não em ensinar, mas em criar situações que promovam a aprendizagem. Isso significa que o melhor ambiente para a aprendizagem resulta da qualidade da interação humana, especialmente do grau de cordialidade do professor e aluno.

Para ele três condições são indispensáveis para a aprendizagem: ter empatia, aceitar o aluno incondicionalmente, ser autêntico.

Segundo Rogers a aprendizagem deve ser significativa e só assim será possível obter resultados.

A aprendizagem é essencial para a psicologia porque é através da aprendizagem que se determina o pensamento, a linguagem, as motivações, as atitudes, a personalidade.

Por essa razão é evidente que o desenvolvimento humano depende da aprendizagem.

A psicologia se une a pedagogia para facilitar e tornar realidade o processo de aprendizagem, assim em um contexto social contribuindo para a evolução da educação.

Praticamente todo nosso pensamento e comportamento foram aprendidos. A aprendizagem pode ser adaptada ou desadaptativa, consciente ou inconsciente, manifesta ou observável. Sentimentos e atitudes são certamente aprendidos como fatos e competências. (SPRINTHALL)

A base da psicologia para a pedagogia se da pela Epistemologia Genética de Jean Piaget.

Para Piaget o individuo esta constantemente interagindo com o meio ambiente. Dessa interação resulta uma mudança continua, denominada adaptação.

Assimilação é a aplicação das experiências já vivenciadas com as novas experiências, unindo o conhecimento anterior ao novo.

Acomodação é a reorganização e modificação do conhecimento assimilado anteriormente para cada nova experiência.

Para Piaget a aprendizagem se da por esse processo.

As conseqüências da teoria de Piaget para a educação foram respeitar as etapas do desenvolvimento e considerar os interesses de cada fase, estimulando a atividade natural. O professor consegue identificar as fases do desenvolvimento de cada criança.

Podemos propor atividades desafiadoras, as acionam e mobilizam os esquemas cognitivos. Usando métodos ativos de ensino-aprendizagem, ativando os esquemas mentais e estimular o pensamento ampliando as estruturas cognitivas, ex: trabalho em grupo.

Expor em sala de aula materiais que o aluno possa ver, tocar, pegar. Ex: mural, cartaz.

Proporcionar ao alunos situações que possam usar materiais dourado.Ex: Botões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com