TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança e a TV

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.231 Palavras (17 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 17

Nome completo - RGM

Nome completo – RGM

Nome completo - RGM

Nome completo – RGM

Nome completo RGM-

Turma:3ºE (Liberdade)

A CRIANÇA E A TV

 Psicologia

Psicologia Social e Práticas Integrativas I

Claudio José Cobianchi

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL- UNICSUL

São Paulo - SP

2014

Nome completo - RGM

Nome completo – RGM

Nome completo - RGM

Nome completo – RGM

Nome completo RGM-

A CRIANÇA E A TV

Trabalho apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, curso de Psicologia, campus Liberdade, com coordenação do Prof. Ms. Claudio José Cobianchi, atendendo as exigências da matéria Psicologia Social e Práticas Integrativas I .

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL- UNICSUL

São Paulo - SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        SÍNTESES DOS TEXTOS BÁSICOS        

1.1        O que é criança        

1.2        A criança e a TV        3

2.        METODOLOGIA DE PESQUISA        5

2.2        Sinopses dos filmes        6

2.3        Reflexão dos filmes e livros        7

3.        CONCLUSÃO        10

3.1        Conclusão do trabalho explorado        10

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

INTRODUÇÃO

Este é um trabalho para a matéria de Psicologia Social e Práticas Integrativas I, onde estudamos a Psicologia em um tema que rende muitas discussões. Com isso, este trabalho mostrará que a Psicologia tem um papel fundamental neste meio, e que há muito a ser feito. Procuramos pesquisar e buscar compreender onde a criança não deve ser considerada um mini adulto. É um assunto que desperta o futuro da nossa nação, e também o seu presente, visando realizar ideias, desejos, sentimentos e autonomia. No decorrer do trabalho demonstraremos a influencia que a criança tem perante a TV, e as interferências e danos que a televisão pode causar no desenvolvimento infantil.

“(...) Partindo da observação de que a temática dos efeitos cognitivos, afetivos, éticos ou de comportamento, a partir de dois critérios: um quantitativo, ou seja, a frequência e intensidade de exposição ao meio televisivo e o outro qualitativo, com a preocupação com o conteúdo e com a forma da narrativa desvinculados do contexto histórico, social e cultural dos objetos sociais (...)” (PACHECO, Elza Dias,Lapic -1998, p.10)

Tendo como objetivo a relação entre a Criança e a TV com a Psicologia, fomos aos locais: USP – Lapic, Biblioteca USP, Entrevistas com psicólogos atuantes na área e Consulta com colegas da universidade para maiores informações, visando pontos de vistas, fornecendo uma total referencias e diversidades de ideias para a geração entre a criança e a TV.

  1. SÍNTESES DOS TEXTOS BÁSICOS

  1.  O que é Criança

O autor Reynaldo Luiz (1994), a criança não é um ser que deve ser moldado conforme as normas pre estabelecidas. Segundo autor, não há uma resposta para um significado do que é ser criança e o mesmo deseja inverter na compreensão de um individuo adulto sobre o comportamento das crianças. Considerando que a criança não é um mini adulto e não deve vê-la como um futuro e sim como o presente, visando seus desejos, sentimentos e autonomia. A negligencia como presente pode significar a inexistência no futuro.

John Locke acreditava que a criança é uma pagina em branco, onde por meio de suas experiências vão adquirindo conhecimento com fatores externos, por René Descartes, considera o individuo um ser inato, contrariando o ponto de vista de John Locke.

Watson, principal responsável pela teoria Behaviorista, considerava que a criança poderia se transformar no que desejasse, desde um medico ate um mendigo. Para a teoria behaviorista, a criança possui plasticidade, ou seja, pode ser moldada e adaptável da forma desejada, através de estímulos positivos e negativos.

Para Piaget a criança encontra-se em processo de maturação, onde aprende as situações adversas do cotidiano e obtém a compreensão da realidade por meio do desenvolvimento do individuo e por meio da interação com o ambiente.

Segundo Freud, a sexualidade é considerada como o motor do comportamento humano, onde há o ID, EGO e Superego, sendo essas abordagens de grande importância, pois para a psicanalise, o individuo terá uma estruturação psicológica até os sete anos de idade pois neste período ocorrera o processo de desenvolvimento psicossexual.

A família será uma fonte para a formação ou deformação da criança em seu desenvolvimento.

A criança começa a ter contato mais amplo através da coletividade na escola, onde há enriquecimento em seu repertorio de experiências e relacionamentos, assim como, passa a receber treinamentos para a vida social.

A criança tem a necessidade de ser criança, o que não ocorre geralmente. Ela é sensível e cheia de conhecimentos. O aprendizado é a sua marca no seu contato com o mundo, mesmo em aspectos positivos e negativos. Devemos nos apropriar do que é ser criança por meio do contato e observação do seu desenvolvimento. A criança não faz separação do que é concreto e do que é uma fantasia, contrariando o modo de pensar de um adulto aquilo que não lhe pareça compreensível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com