TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação da Psicologia

Por:   •  11/6/2018  •  Resenha  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 4

A criação da psicologia

Toda criação humana tem  uma evolução uma historia, com muitos personagens que contribuirão com suas teorias e praticas .

O nosso psique tem uma historia, somos o que somos hoje devido ao nosso passados  e o que planejamos para o futuro e isso nos ajuda a nos entendermos

A historia da psicologia é recente e começa cerca de dois mil anos tendo origem na civilização grega, no período anterior a era crista.

Os gregos e a psicologia

Os gregos por volta de 700.a.c. eram uma civilização muito evoluída construiram as primeiras cidades estados,  lá também  começa a historia do pensamento humano , as cidades nesse período tiveram um grande crescimento e com isso novos problemas e novas soluções  como na física arquiteturas e agricultura, tais avanços permitiram que também se dedicassem a filosofia e arte, e começaram os primeiros estudos da Psicologia começando com os pré-socráticos, Sócrates, Platão, Aristóteles nesse período surgirao duas teorias a platônica postulava que o corpo era separado da alma sendo a alma imortal, já a aristotélica sustentava a mortalidade da alma  e que pertencia ao corpo

A Psicologia no império romano e na idade media

Os romanos dominam os gregos e parte da Europa e do oriente médio, no mesmo momento temos o aparecimento e desenvolvimento do cristianismo e  por volta de 400 d.c. o império romano cai, mas o cristianismo sobrevive e se fortalece  tornando-se a principal religião da idade media.

A Psicologia nesse momento e relacionada a religião já que a igreja católica estava ligada a economia e a política , e monopolizando o saber, surgem dois filósofos ligados a religião, Santo Agostinho e São Tomas Aquino, os dois fazem ligação do homem com igreja e com deus.

A psicologia no Renascimento

Dois séculos após a morte de São Tomas de Aquino, se inicia uma época de transformação, nesse mento também temos a descoberta das Américas, com isso os países da Europa enriquecem, e começam a transição para o capitalismo e uma nova forma de organização social, e a valorização do homem.

Ocorre uma evolução em todos os setores, com novas teorias e tendências, na psicologia temos o filosofo Descartes postulando a separação de mente e corpo.

Psicologia cientifica e suas origens

Com o crescimento do capitalismo no século XIX , a um grande avanço  na ciência, e novas descobertas e teorias, o sol se torno o centro do universo, por sua vez o homem deixou de ser o centro do universo, nesse período aparecem homens como Hegel, que mostra a importância da historia para o entendimento da espécie humana, e Darwin, com sua teoria evolucionista.

A psicologia antes estudada pelos filósofos, nesse momento  passa a ser estudada pela fisiologia e pela neurofisiologia, com formação de novas teorias sobre o sistema nervoso central mostrando que os sentimento humanos as percepções eram fruto desse sistema, a neurologia descobre que a doença mental e fruto é conseqüência das ações diretas ou indiretas  de diversos fatores sobre as células cerebrais e a Neuroanatomia descobre que as atividades motoras nem sempre estão ligadas a consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com