TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEPRESSÃO NO TRABALHO ACADÊMICO

Por:   •  12/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  112 Visualizações

Trabalho Acadêmico

Discorra sobre a depressão, suas faces e como ela tem afetados diversas pessoas no Brasil e no mundo.

Conhecida como doença do século, depressão, nas palavras de Drauzio Varella, é uma doença psiquiatria crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança.

Em 2017 a depressão foi considerada a quarta principal causa de incapacitação pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A mesma organização declarou que esta doença atinge 15,5% da população brasileira. Apesar disso, a depressão ainda é um desafio para médicos e pacientes.

As causas da depressão podem ser genética, bioquímica cerebral eventos vitais. Ademais, há outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão como histórico familiar, transtorno psiquiátrico correlatos, estresse crônico, ansiedade crônica, disfunções hormonais, entre outros. Esse transtorno atinge pessoas de qualquer idade e exige avaliação e tratamento com um profissional.

A depressão é uma doença de elevada prevalência e é mais associada ao suicídio, tende a ser crônica e recorrente, principalmente quando não é tratada. Por isso, é importante procurar evitar o máximo possível, mantendo sobretudo, um estilo de vida saudável, ter uma dieta equilibrada, praticar atividade física regularmente e combater o estresse concedendo tempo na agenda para atividades prazerosas. Além disso, evitar consumo de álcool, não usar drogas ilícitas e manter uma rotina de sono regular ajuda na prevenção da depressão.

“Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes. Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la intensamente. ” Augusto Cury

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com