TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Derrubada Da Mansao

Casos: A Derrubada Da Mansao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

• O que podemos entender por preservação do patrimônio cultural? A derrubada da Mansão Wildberger vai de encontro à noção de preservação do patrimônio material? Em que medida?

• De acordo com a leitura do texto de Marlise Giovanaz, avalie de que modo se relacionam os espaços urbanos, sobretudo os patrimônios que o constituem, e as memórias e identidades coletivas e individuais.

• De algum modo, Marlise Giovanaz coloca em cena a necessidade de uma mobilização social para a manutenção dos patrimônios materiais que compõem a cidade. Qual o papel do Estado e dos cidadãos na preservação desses bens?

De acordo com a interpretação do texto “Pedras e emoções: os percursos do patrimônio” da autora Marlise Giovanaz, é possível afirmar que a destruição dos bens herdados das gerações passadas acarreta o rompimento da corrente do conhecimento, onde o cidadão sente-se progressivamente excluído nos seus sentimentos coletivos em relação ao passado.

Equacionar a proteção do patrimônio cultural e a expansão urbana é um desafio não só do poder público responsável pela gestão das cidades, mas também dos cidadãos, principais guardiães e interessados no desenvolvimento do seu habitat com qualidade sustentável. De um lado, os poderes legislativo e executivo devem estabelecer uma ligação entre as políticas de uso e ocupação dos solos com a política de proteção do patrimônio cultural, na qual se estabelece os meios e mecanismos de proteção do acervo cultural, garantindo a eficácia no cumprimento do que é determinado em lei. A comunidade, por sua vez, deve se responsabilizar pela guarda e difusão deste acervo, entendendo-o como parte inerente de sua própria história. Apenas uma gestão integrada com os principais atores desempenhando suas funções adequadamente poderá garantir melhor qualidade e controle na construção e manutenção do habitat do século 21.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com