TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mansão Figner

Casos: Mansão Figner. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  3.148 Palavras (13 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 13

A Mansão Figner

O Ecletismo e a casa burguesa no inicío do século xx

A mansão foi construída em 1912 na cidade do Rio de Janeiro , (capital federal na época), no bairro do Flamengo. Frederico Figner foi o proprietário original da mansão e quem mandou construir .

Frederico Figner , nasceu na Tcheco-Eslováquia no ano de 1866 , pertencia a uma família humilde de origem judaica e aos 13 anos deixa a casa dos pais para aprender um ofício , em 1882 vai para os Estados Unidos somente com o dinheiro da viagem , numa travessia de 14 dias. Em 1889 toma conhecimento do fónografo , inventado por por Thomas Edison em 1878. Nos Eua, México e América Central trabalhou em diversos ofícios . Quando retorna a América do norte fica sabendo sobre um mercado ainda sem conhecimento sobre os cilindros sonoros. Após 12 dias de viagem Fred Figner chega a Belém do pará trazendo um fonógrafo de funcionamento a pilha comprado por 175 dólares. Percorre diversas cidades , em abril de 1892 chega ao Rio de janeiro ,aluga um espaço comercial na rua do Ouvidor , na época lugar da moda para pintores e escultores divulgarem seu trabalho. Em 1893 vai a europa visitar os pais , grava diversos artistas , em 1894 volta da europa pelos Estados Unidos , visita a exposição de internacional de Chicago , lá conhece a nova invenção de Thomas Edison: O kinetoscópio , associando a dinâmica da imagem ao som. Na sua volta ao Rio , inicia em 1897 gravações de cilindros para venda . Muda seu estabelecimento para Rua Uruguaiana ,também no centro do Rio , onde passa vender seus cilindros . Casa-se com Dona Esther de Freitas , de uma ilustre família de Niterói . Em 1900 , pública um catálogo de produtos no qual figuram cilindros e discos prensados pela Gramophone. No mesmo ano , volta para Rua do Ouvidor e registra o nome com Casa Edison em homenagem ao inventor . No ano seguinte inica gravações nos fundos de sua loja ,primeiro estudio de gravações do Brasil. Se torna o principal responsável pelo advento do profissionalismo no campo da música popular brasileira. Em 1904 Figner lança o disco que rapidamente substitui os cilindros , neste mesmo ano começam uma série de melhorias urbanas na cidade feita pelo prefeito Pereira Passos . no mesmo ano , também ocorre a “revolta da vacina” , uma crítica da população aos métodos sanitário empregados na administração Passos e na atuação de Oswaldo Cruz para acabar com as mazelas que afetavam a cidade . Em 1913 , monta no bairro de Vila Isabel a primeira fábrica de discos brasileira , a Odeon. A fábrica empregou quinhentos funcionários e produz trinta mil chapas por mês . Nesse período o Brasil se torna o terceiro maior mercado mundial de discos.

As gravações eram feitas por um método mecânico no qual o deslocamento de ar produzido pela voz é gravado na cera por um diafragma . No sistema elétrico o deslocamento de ar é trasformado de energia mecânica em energia eletromagnética . Com isso , o sistema da Odeon perde ser significado comercial e , a partir da década de 1930 a matriz européia detentora da marca entra no mercado brasileiro para concorrer com as empresas americanas. Figner , muda de ramo e passa a vend.er máquinas de escrever e mimeógrafos , sendo pioneiro também nessa área. Esse é o perfil do comerciante e empresário que , em 1911 construiria sua residência no Bairro do Flamengo e nela residiria até sua morte.

A casa, o bairro e a cidade

A mansão foi construída por Frederico Figner , para ser sua residência , na rua Marquês de Abrantes , número 99 no bairro do Flamengo. Na época em que a mansão foi construída a cidade colhia frutos das grandes reformas pelas quais passou a partir de 1903. A cidade evoluiu rapidamente , tinha um aspecto colonial e se transformou para um capital Belle Époque, marcada por grandes intervenções urbanísticas . As pricipais obras foram a abertura da Av.Central (hoje a atual Av. Rio Branco), a construção de um novo e moderno porto , urbanização da Av. Beira Mar e construção de imponentes edifícios públicos , como exemplo o Theatro Municipal (1909) e a Biblioteca Nacional (1910).

O prefeito Pereira Passos providenciou também a retificação e a previsão de um futuro alargamento de diversos logradouros pelo instrumento do recuo progressivo,ou seja , feito a medida que novas construções eram realizadas. Esse é o caso da Rua Marquês de Abrantes onde se situa a mansão . Quando a sua construção , foi processado no lote um recuo de 22,3m . Na esquina da rua Marquês de Abrantes com praia de Botafogo, situava-se o palacete mandado construir por Dona Carlota Joaquina,esposa de Dom João VI , comprado no segundo reinado pelo Marquês de Abrantes . Essa construção confirmou a vocação de Botafogo como o bairro das “famílias mais abastadas , nobres e ricos comerciantes. A capital da república vivia um dos seus períodos de apogeu por isso o imigrante Frederico Figner resolveu se instalar. Procurava para sua moradia um bairro elegante e servido por transporte público, local estratégico por ser passagem obrigatória para bairros nobres como Botafogo e Copacabana .

A mansão Figner é um exemplo claro do ecletismo na arquitetura tão em moda no fim do século XIX e início do XX nas principais cidades do país. Com o ecletismo , a burguesia “rebaixava” a produção artística e arquitetônica ao nível da moda e do gosto.

O Ecletismo

Ecletismo é um termo que pode ser empregado em várias áreas do conhecimento; na arquitetura , significa , genericamente, a recomposição de estilos do passado, em especial, “misturando-se” elementos de diferentes períodos ou origens . O ecletismo nasce na Europa em meados dos século XVIII, mas no Brasil ele se manifesta a partir da metade XIX . Considerado o estilo que sucede o Neoclássico , é empregado até as primeiras décadas do século XX.

O ecletismo não é homôgeneo , pois se abrigam sob sua denominação diversas manifestações e tendências.

Com o governo do Presidente Rodrigues Alves (1902-1906), iniciam-se obras de grande envergadura na cidade . Elas marcam o ponto cumlminante do ecletismo arquitetônico que irá se estender por toda cidade . Duas delas podem ser consideradas influências relevantes na arquitetura do período e , em especial, no projeto da mansão Figner: A abertura da Av. Central , com as costruções que ali foram erguidas e a Exposição Nacional em 1908 , realizada na Urca . Ambas foram responsáveis pela afirmação arquitetônica e urbanística do ecletismo e da república .

A repercussão da construção dos edifícios na Av.Central

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com