TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELAGEM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ARTEFATOS EM MDF NA MANSÃO DAS ARTES, EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MODELAGEM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ARTEFATOS EM MDF NA MANSÃO DAS ARTES, EMPRESA DE PEQUENO PORTE

ARAÇATUBA

2017

NATHAN HENRIQUE DE MORAES RA: B5621C-6

MODELAGEM DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ARTEFATOS EM MDF NA MANSÃO DAS ARTES, EMPRESA DE PEQUENO PORTE

Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3/4º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação do professor Antonio Siciliano.

ARAÇATUBA

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................4

1 REVISÃO CONCEITUAL.................................................................................5

2 ESTUDO DE CASO.........................................................................................5

2.1 Perfil da Organização....................................................................................8

2.2 Coleta de dados............................................................................................8

2.3 Avaliação da eficiência, eficácia e adaptabilidade do processo...................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................11

REFERENCIAS.................................................................................................12


INTRODUÇÃO

Para Oliveira (2010), um processo é realizado através de atividades determinadas por uma sequência da qual se obtém um resultado, podendo ser um bem ou um serviço. Também pode ser visto como o desempenho de uma atividade ou um conjunto delas onde haja uma entrada, uma transformação e uma saída, e com isso, objetiva-se alcançar metas. Assim o processo de negócio de uma empresa passou a ser uma unidade na qual os processos e recursos que o compõem são organizados para este fim. Ainda no que reflete Oliveira (2010), os processos são importantes, porque é através deles que as empresas exercem suas funções, pois todo e qualquer trabalho importante realizado nas empresas, fazem parte de algum processo.

Segundo Almeida Neto (2009), a modelagem visa criar um modelo a partir de processos por meio da construção de diagramas operacionais sobre o seu comportamento. A modelagem de processos é usada tanto para desenhar e analisar processo quanto para desenvolver novos, e deve ser capaz de comunicar uma série de informações aos diferentes intervenientes dos processos.

O estudo será realizado em uma empresa de pequeno porte denominada Mansão das Artes, empresa essa que produz artefatos em MDF para venda em loja própria, de acordo com a demanda solicitada por seus clientes. O processo de funcionamento da empresa será mapeado para melhor visualização e posteriormente, será verificada a necessidade da realização de melhorias afim de otimizar ou melhorar o seu funcionamento.

O estudo será realizado em uma empresa de pequeno porte denominada Mansão das Artes, empresa essa que produz artefatos em MDF para venda em loja própria, de acordo com a demanda solicitada por seus clientes. O processo de funcionamento da empresa será mapeado para melhor visualização e posteriormente, será verificada a necessidade da realização de melhorias afim de otimizar ou melhorar o seu funcionamento.

1 REVISÃO CONCEITUAL

Processo pode ser definido como qualquer atividade ou como o conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico. As atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suprir as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa recebem o nome de processo (GONÇALVES, 2000).

Ainda de acordo com Gonçalves (2000), não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem um processo empresarial, todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Da mesma forma, não faz sentido existir um processo empresarial que não ofereça um produto ou um serviço para um cliente, seja ele interno ou externo à empresa.

A implementação da visão através de processos resulta em processos mais rápidos em áreas importantes como a inovação de produtos, logística e vendas, como pode ser observado pelo sucesso das empresas japonesas durantes as décadas de 80 e 90 (DAVENPORT, 1994).

É importante separar os processos de produção dos bens e serviços oferecidos dos demais processos que ocorrem na organização, como os processos relacionados com a gestão da organização e os de apoio aos processos produtivos. Todos os processos bem definidos e gerenciados corretamente, possuem características em comum: Alguém é responsável pelo processo, respondendo por seus resultados; o início e o fim de um processo estão bem definidos; as relações internas e o sistema de autoridade e responsabilidade são bem definidos; os procedimentos, tarelas e especificações de treinamento são bem entendidos e bem documentados; os prazos de execução são consensuais entre as partes envolvidas; entre outros (HARRINGTON, 1993).

Dependendo do grau de detalhamento exigido para apresentar um processo e também de para quem ele será apresentado ou de quem irá executá-lo (diretoria, gerência ou operacional), pode-se hierarquizá-lo da seguinte maneira, de acordo com Lima (2012):

Macroprocesso: geralmente apresenta um conjunto de processos cuja operação tem impacto significativo na organização;

Processos: divisões do macroprocesso com objetivos específicos organizados seguindo linhas funcionais. Os processos recebem entradas e geram suas saídas, que se iniciam e terminam com o cliente externo;

Subprocessos: grupos de atividades da organização que envolvem um ou mais departamentos;

Atividades e tarefas: trabalho tipicamente executado por um departamento ou pessoa.  

As atividades de uma empresa podem ser divididas em primárias e de apoio. As atividades primárias são: logística interna, operações, logística externa, MKT / Vendas e serviço pós-venda. Tais atividades estão presentes em qualquer empresa e são essenciais para a vantagem competitiva. As atividades de apoio são: compras, desenvolvimento de tecnologia, gerência de RH e infra-estrutura da empresa. Portanto, pode-se considerar como essenciais na abordagem de Porter as atividades primárias acima especificadas e as atividades de projeto de produtos e serviços (PORTER, 1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (245.7 Kb)   docx (132.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com