TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Descoberta Do Ph

Dissertações: A Descoberta Do Ph. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A Guerra Fria teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética queriam disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Neste trabalho contém uma análise de roteiro do filme Treze Dias que Abalaram o Mundo, desde sua ficha técnica, sinopse até opiniões sobre o filme.

Treze Dias que Abalaram o Mundo é um filme que relata acontecimentos da Guerra Fria, onde duas potências queriam controlar o mundo: EUA e União Soviética. A história do filme acontece em 1962, na então presidência, norte americana de Kennedy. Onde os EUA descobrem que os soviéticos estavam instalando diversos mísseis capazes de carregar ogivas nucleares em Cuba, colocando em risco a vida de muitas pessoas dos EUA.

1. FICHA TÉCNICA

Título do filme: Treze Dias que Abalaram o Mundo

Atores principais: Bruce Greenwood, Kevin Costner Jon Foster, Dylan Baker,Michael Fairman, Steven Culp.

Direção: Roger Donaldson.

Produção: Marc Abraham, Peter O. Almond, Armyan Berstein, Kevin Coster, Kevin O’Donnell.

Ano: 2000

Duração: 104 minutos.

2. GÊNERO DO FILME

( X ) Histórico ( X ) Drama ( ) Romance

( ) Documentário ( ) Ficção ( X ) Ação

( ) Comédia ( X ) Suspense ( )Outros

3. LINGUAGEM PREDOMINANTE

( X )Formal ( ) Informal

4. GRAU DE ENTENDIMENTO

( ) Fácil ( X ) Razoável ( )Difícil

5. VALORES CINEMATOGRÁFICOS

O- ótimo B- Bom M- Médio F- Fraco

O B M F

Música ( ) ( ) ( X ) ( )

Cenário ( X) ( ) ( ) ( )

Diálogo ( ) ( X ) ( ) ( )

Fotografia ( ) ( X) ( ) ( )

Enredo (X) ( ) ( ) ( )

Efeitos ( ) ( X) ( ) ( )

6. TEMAS ABORDADOS

( )Culturais ( X )Científicos ( X )Políticos

( )Psicológicos ( )Religiosos ( )Outros

7. ENREDO

O filme relata partes da Guerra Fria, a história se passa em maior parte na Casa Branca, nos EUA. Tudo começa em outubro de 1962 quando um avião, que fazia patrulhamento de rotina, capta fotos que revelam que a União Soviética está implantando armas nucleares em Cuba. Isso ameaça os EUA, pois essas armas tem a capacidade de destruir em minutos uma grande parte do América do Norte. Vendo a situação o presidente John Kennedy e seus assessores têm que formar um plano contra a União Soviética. Muitas maneiras de reagir foram opinadas pelas autoridades que pertenciam ao conselho. O Pentágono aconselha o exército norte-americano a contra-atacar os soviéticos, pois para eles negociar seria uma perca de tempo, no entanto Kennedy se mostra forte e “vê” que esse contra-ataque pode levar a uma invasão nos EUA em Cuba, e essa invasão pode fazer com que os soviéticos ataquem a Europa e uma futura guerra nuclear surja, o que ameaçaria todo o mundo, a opção que encontrar é negociar com os soviéticos.

Após muitas reuniões, que duraram 13 dias, onde está em risco o destino da humanidade o presidente do EUA propõe uma política de Quarentena, onde os navios soviéticos não podiam passar de uma determinada área para chegar a Cuba, se caso passassem os EUA teriam que reagir para impedir, e se caso os russos continuassem os EUA teriam que “utilizar-se” do confronto aberto, ataques aéreos e terrestres para destruir os mísseis em Cuba. Esta ideia serviu para os EUA ganharem tempo, fazendo com que o presidente analisasse maneiras diferentes de negociação. Além de nesse meio tempo o irmão do presidente Kennedy conseguiu contato com o embaixador Russo, assim facilitando acordos.

Foram semanas difíceis tanto para os EUA, União Soviética, Cuba quanto para o mundo inteiro. Mas no final os soviéticos atendem ao pedido os EUA e retiram seus armamentos de Cuba.

8. IDEIA OU MENSAGEM CENTRAL DO FILME

O filme mostra a força de duas grandes potências que queriam comandar o mundo: o lado capitalista, dos EUA, e o lado soviético, da União Soviética (Rússia). Relatando um trecho da Guerra Fria e a importância de técnicas de negociações para o sucesso ou o fracasso na decisão de ação.

9. CENA DE MAIOR IMPACTO. JUSTIFIQUE

Em minha opinião a cena de maior impacto é quando os Russos estão se aproximando da Quarentena e não estão parando. No cenário está a marinha e seu capitão e um porta voz do presidente, que estava realizando a comunicação entre ambas as partes. Era ordem do presidente Kennedy que não atirassem nos navios soviéticos, no entanto ao estarem se aproximando os navios o capitão da marinha ordena que atirem. O porta voz do presidente na hora ordena que parem com tudo, e assim ele e o capitão começam a discutir, foi então que o porta voz fala: “Parem com isso, isso não é ordem do presidente... E é o presidente que manda aqui”. E no mesmo momento o capitão da marinha fala para seu exercito que parem. Entretanto a marinha estava apenas atirando a cima do navio russo para “assusta-los”. Nessa cena é possível percebermos que técnicas de negociações são importante para o sucesso ou o fracasso de uma ação, e que sempre a alguém que “dá as ordens” e está a cima de tudo, que no caso é o presidente.

10. CONTRIBUIÇÃO DO FILME PARA O ESTUDO DA DISCIPLINA

O filme relata momentos importantes da História, a Guerra Fria, mostra toda a tensão que pairava sobre os EUA e o mundo inteiro e o medo de uma possível guerra nuclear. O filme foi muito bem aproveitado na disciplina, pois os alunos puderam entender um pouco do que realmente o que se passou na Guerra Fria e que negociações são de extrema importância para o sucesso ou o fracasso de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com