TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dislexia na Psicologia

Por:   •  22/9/2019  •  Monografia  •  4.571 Palavras (19 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE CAMPOS ELISEOS
MAYARA CRISTINA MARCUSSI ZAGO R.A: p3041940

DISLEXIA O OBICE NA APRENDIZAGEM [pic 1]

Artigo apresentado á Faculdade Campos Elíseos, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Neuropsicopedagogia, sob supervisão da orientadora: Fernanda.

Resumo

Diante a necessidade de incluir alunos com necessidades especiais nas redes regulares de ensino, além da falta de preparação das instituições de ensino e de seus profissionais perante alunos que possuem distúrbios de aprendizagem, foi proposto falar então sobre a dislexia um dos distúrbios que dificulta o desenvolvimento da aprendizagem. Este artigo tem como um dos objetivos abordar alguns métodos, que quando aplicados em sala de aula contribuem para o processo de desenvolvimento intelectual do aluno disléxico. Ao decorrer do artigo iremos mostrar algumas características que são comuns em crianças que possuem a dislexia, abordaremos também, a importância do diagnostico em sala de aula e a importância do papel do professor durante o processo de desenvolvimento, apontaremos também métodos educacionais para que esta dificuldade seja contornada, e o aluno disléxico receba o ensino adequado conforme suas necessidades. Iremos ressaltar também a importância das instituições escolares durante o processo de inclusão dos alunos e importância da preparação de um ambiente escolar inclusivo além da capacitação de profissionais para que os mesmos passem segurança e ofereçam o apoio necessário e individual aqueles que necessitam. A metodologia utilizada neste artigo foi baseada em artigos e pesquisas já existentes.

Palavras chaves: Dislexia. Letramento. Aprendizagem.

Abstract[pic 2][pic 3]

In view of the need to include students with special needs in regular education networks, in addition to the lack of preparation of educational institutions and their professionals towards students who have learning disorders, it was proposed to speak about dyslexia, one of the disorders that hinders development learning. This article has as one of the objectives to approach some methods, that when applied in the classroom contribute to the process of intellectual development of the student dyslexic. In the course of the article we will show some characteristics that are common in children who have dyslexia, we will also address the importance of diagnosis in the classroom and the importance of the role of the teacher during the development process, we will also point out educational methods for this difficulty be circumvented, and the dyslexic student receives the appropriate education according to their needs. We will also highlight the importance of school institutions during the process of inclusion of students and the importance of preparing an inclusive school environment in addition to the training of professionals to ensure that they provide security and provide the necessary and individual support to those who need it. The methodology used in this article was based on existing articles and research.

Keywords: Dyslexia. Literature. Learning.

Introdução

Os estudos sobre dislexia foram iniciados há muitos anos, e a cada dia surgem novos estudos e teorias e propostas inovadoras sobre o assunto. Porém, mesmo sendo um distúrbio comum em diversas famílias, ainda há questões que são uma incógnita, tanto para as famílias, para profissionais, para professores e até mesmo para os próprios disléxicos.

Para buscar respostas, a finalidade deste trabalho foi exploratória, pois buscou procurar respostas que possibilitassem proporcionar familiaridade com a dislexia, tornando-o mais explicito possibilitando a criação de hipóteses descritivas, por ter como um dos principais objetivos a descrição das características deste distúrbio de aprendizagem. Afinal, mesmo sendo um assunto parcialmente discutido ainda nos dias atuais pode-se ser confundida com outros distúrbios, tais como discalculia e/ou disgrafia, déficit de atenção, hiperatividade e disparaxia.

Este tema foi escolhido pelo interesse de conhecer a dislexia, seus sintomas e o melhor método para trabalhar com o aluno disléxico. Podendo então, desencadear barreiras que separam o disléxico do conhecimento, facilitando então para que professores exerçam seu papel de forma que o disléxico seja letrado. Os profissionais na área da educação podem ajudar seus alunos disléxicos a superar suas dificuldades no seu dia a dia, o propósito deste artigo é analisar, verificar, descrever o papel do professor no processo de esclarecer e ensinar construir mudanças para incluir essas crianças nas praticas sociais.

1 – Conhecendo a dislexia

Em 1978 o medico alemão Dr. Kussmaul descreveu um homem que era incapaz de ler apesar do mesmo obter inteligência normal e ter recebido uma educação adequada. O medico denominou esta incapacidade de leitura como ‘’Cegueira da leitura’’, apenas nove anos depois, em 1887, o Dr. Berlin também alemão, utilizou o termo ‘’Dislexia’’ para definir esta dificuldade. (SELIKOW, 2001, P.8)

Berlin utilizou este termo para diagnosticar um jovem, onde o mesmo obtinha grandes dificuldades no aprendizado da leitura, no entanto, o jovem demonstrava facilidade intelectual normal as de outros jovens em diversos aspectos.

Quando recorremos ao método de etimologia das palavras e seu desmembramento, podemos compreender o termo utilizado por Berlin para definir tal transtorno. Sendo então DIS= dificuldade; distúrbio e LEXIA= linguagem (do grego), assim obtemos Dislexia= distúrbio da linguagem.

O primeiro relato de dificuldade de aprendizagem na Inglaterra se refere também a um adulto. O Dr. James Hinshelwood oftalmologista escocês, publicou em 1895 um relatório e denominou a dificuldade de leitura como cegueira da palavra, este relatório foi de extrema importância para o estudo da dislexia, o mesmo, proporcionou a primeira descrição de dificuldade de leitura em uma criança anos depois, em 1896, quando o Dr. Pringle Morgan descreveu o caso de um garoto de quatorze anos de idade, que ainda não havia desenvolvido a leitura, contudo, o garoto demonstrava inteligência normal, e realizava atividades comuns as de garotos da sua idade. (SELIKOWITZ, 2001, p.8)

Shaywitz (2003) afirma que durante o primeiro quarto do século XX, o interesse em estudar e compreender a dificuldade especifica de leitura continuou. Em 1925 o neurologista americano Samuel Torrey Orton apresentou pela primeira vez uma definição para dislexia, onde ele dizia:

É uma dificuldade que ocorre no processo de leitura, escrita, soletração e ortografia. Não é uma doença, mas um distúrbio com uma série de características. Torna-se evidente na época da alfabetização, embora alguns sintomas já estejam presentes em fases anteriores. Apesar de instrução convencional, adequada inteligência e oportunidade sociocultural e ausência de distúrbios cognitivos fundamentais, a criança falha no processo de aquisição da linguagem. A dislexia independe de causas intelectuais, emocionais e culturais. É hereditária e a maior incidência é em meninos na proporção de três para um. (IANHEZ; NICO, 2002, p. 21,22)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com