TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eduacação Nos Dias De Hoje

Ensaios: A Eduacação Nos Dias De Hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Nos dias atuais, fala-se muito sobre a qualidade da educação, tanto na mídia, nos livros, nas promessas políticas, e assim por diante, no entanto, como podemos interpretar o que significa educação de qualidade na atualidade, onde prevalece uma sociedade capitalista, aonde a ciência e a educação servem aos interesses de mercado?

A educação nos encaminha em a qualquer instante a Paidéia ( refere-se ao sistema de educação e formação educacional das culturas grega e helenistas (greco-romana) que incluíam temas como ginástica, gramática, retórica, música, matemática, geografia, história natural e filosofia, ou as chamadas artes liberais. A Paidéia era um campo de competição formal especialmente para membros da elite, os agones(comunidade) de retórica (competições) existiam desde a escola e em grande número em festivais locais e regionais).

No inicio da historia da educação ocidental, verificou-se na Grécia, qual era o sentido da palavra educação na existência real, no século V a.C. com os sofistas (sujeito que usa de argumentos capciosos para enfraquecer o verdadeiro, em favor do falso, dando-lhe aparência de verdadeiro) e depois com Sócrates e Aristóteles que o conceito de educação alcançou o estatuto de uma questão filosófica.

Todavia, podemos verificar na atualidade que os educadores, muitos não estão preparados para expor o contexto necessário para que se obtenha a atenção do aluno, esse despreparo do educador, pode ser por desinteresse de acordo com sua insatisfação profissional, ou o não reconhecimento de seu trabalho ou ate mesmo a falta de reciclagem do educador, pois é necessário que o mesmo se atualize para corresponder as necessidades do educando.

Existe outro fator importante, a falta de interesse em aprender do educando, pois muitos se vêem obrigados a freqüentar as instituições educacionais por pressão de seus progenitores, que entendem que ao não concluir os estudos não poderão sobreviver no mercado de trabalho.

Através de uma pesquisa realizada na E.E. Dr. Francisco Thomaz de Carvalho ( Casa Branca-SP), no ano de 2013, as vagas para o EJA (educação de jovens e adultos) eram mínimas, para quem desejava ingressar no curso fundamental, no entanto hoje (2014) podemos verificar que com a evasão escolar, muitas vagas se abriram para o ensino fundamental.

Os jovens de hoje não dão as devidas importância para o futuro, por esse motivo são desprovidos de interesse de aprendizagem, podemos verificar através das redes sociais como a escrita dos mesmos são totalmente incorretas, e esse erro ortográfico e o não “saber”, não afetam os jovens de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com