TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Espera do Superman

Por:   •  18/4/2016  •  Resenha  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

ESPERA DO SUPERMAN

A aprendizagem é dos mais importantes pilares que o ser humano pode obter.

A escola é onde obtemos os conhecimentos que são contínuos durante a nossa vida. Dignidade, respeito, a espera de um futuro melhor, não só das crianças, mas os pais das mesmas para com a vida de seus filhos, tais pais possuem fé, fé em uma escola pública, escola essa que se encontra defasada, falta estrutura tanto em verbas que são mal distribuídas, quanto ao despreparo dos próprios professores, é o que acontece no sistema em que vivemos hoje em dia.

É o que aponta Geofrey Canada em seu documentário “A espera do Superman” em seu trabalho sobre a rede publica.

A escola pública é encarada como um grande desafio para muitos professores, muitos deles com intenção de promover as mudanças necessárias de que o ensino público necessita, mas a grande realidade que nos cerca é outra, a falta de organização nas escolas, o baixo conteúdo, ou seja, má qualidade no ensino faz com o que o quadro escolar fique cada vez pior de ser mudado, de ser transformado, é uma luta contínua.

A criança em sua rotina diária escolar deposita sua fé, seus sonhos em uma realidade conturbada que se encontra o ensino publico, os pais quando possuem escolha, meios, optam por um ensino melhor em uma escola particular para seus filhos, quanto aos demais é uma questão de pura sorte.

Quanto ao ensino, o descaso é manifestado em sua grande maioria pelos professores que não cumprem seu verdadeiro papel em sala de aula, não dão o melhor de si para o contexto de aprendizagem do aluno em geral.

Cada aluno possui um contexto diferente, uns processam as informações mais rápidas outros não, levando em conta o meio familiar os problemas relacionados a esse meio influenciam no aprendizado dessa criança, apresentando assim, dificuldades de aprender dentro de sala e o professor não tem estrutura para lidar com a demanda desses problemas.

As desigualdades em termos das escolas publicam é uma questão que pode ser notada.

Aquelas escolas públicas que possuem um nível um pouco melhor no ensino, são concorridas, possuem vagas limitadas, essa vagas são realizadas através de sorteios, a sorte de quem for escolhida através dos números sorteados é que garante a vaga da criança em tais escolas. As outras crianças são excluídas e ficam a mercê das piores escolas.

Com a educação em péssimo estado cresce o índice de alunos com baixo êxito em suas avaliações, escolas melhores apresentam resultados mais gratificantes, os alunos sem uma boa educação, ficam em segundo plano dificultando a entrada em uma universidade.

No contexto familiar das crianças a realidade de cada uma é difícil.

Crianças com dificuldades de aprendizado devido a traumas enfrentados na família. A renda familiar muitas vezes é pouca para a manutenção da casa, mães trabalham dobrado para tentar dar uma educação melhor para seus filhos, é uma luta diária e árdua.

Os bairros de baixa renda é um dos mais afetados, a impotência dos pais diante de um sistema forte, dirigido pelo governo em geral, secretaria de educação, classe escolar.

A escola é um lugar para se construir o futuro, mas não há motivação quando o assunto é o ensino publico, a escola torna-se cômodos vazios que são vigiados pelo zelador da própria escola.

O caos se instala na rede publica, as autoridades fingem organizar uma escola prodígio onde tenha igualdade para todos, onde a escola publica seja igual às escolas de antigamente “escola exemplo”, mesmo que pública, mas o que acontece hoje em dia é que as autoridades tropeçam em seu próprio sistema, falta dinheiro? Verba desviada?

São alunos crescendo sem suporte educacional, vários programas de secretaria da educação, superintendentes são efetuados anualmente para tentar mudar esse quadro, é muito trabalho, e pouco recurso.

Mudanças não são realizadas de um dia para o outro, é preciso organização e recursos para que se possa trabalhar.

O corpo docente de uma escola é à base da mesma, professores com desempenhos ruins formam alunos decadentes.

A esses professores ruins são atribuídos estabilidade de emprego nessas escolas recebem ensinando ou não, são os chamados pelo sindicato “dança de limões”, ou seja, professores ruins, a interação com os alunos é de baixa qualidade, o sindicato fica de mãos atadas para a demissão desses professores, é à força do sistema.

Assim, o fracasso escolar se manifesta de várias maneiras, crianças são rotuladas como alunos fracassados, alunos sem boa leitura, sem bom desenvolvimento.

A preocupação dos pais aumenta a busca de respostas para o mal desempenho de seus filhos são comentados com esses tais professores.

De um lado os pais falam que seus filhos aprendem bem em casa, por outro lado na escola, os professores relatam que são esses alunos que possuem a dificuldade de aprendizagem, difícil dizer, é uma bola de neve.

Mas há esperança para a rede de escolas públicas, a mudança ocorre a partir que nós cidadãos de bem, os professores em geral começarem a ter uma visão mais crítica e promover mudanças significativas para o ensino, professores de boa qualidade e estruturas necessárias, é o que aponta o documentarista “não existe grandes escolas sem grandes professores”. E claro programas eficientes para a melhora e até mesmo uma melhor remuneração aos professores.

 Aplicando aqui os textos trabalhados em sala, o documentário não é muito diferente da nossa realidade, aqui no Brasil, a escola publica é vista como o pior ensino, os piores alunos, professores aprovam alunos sem condições de leitura adequada, isso porque o chamado sistema, ou seja, as políticas públicas não funcionam adequadamente na educação, faz com que os alunos passem sem aprendizado adequado, falta de verbas e equipamentos são outros motivos que contribuem para uma estrutura frustrante do nosso ensino.

Em nosso país uma considerável verba é disponibilizada pelo governo para o meio educacional, porque então a falta de estrutura? Porque professores mal remunerados? Verbas são desviadas? Uso indevido dessas verbas por parte da escola?

Todos esses descasos podem ser apontados em interesses econômicos nas políticas públicas, é como se fossem uma camuflagem política em cima da educação, a propaganda da verba acontece pela política como suporte para a sociedade, mas essa verba não chega à educação, comparando o documentário, os USA possuem vários programas para a educação, mas porque essa educação não chega? Porque tanto descaso?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (145.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com