TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Esquizofrênica

Por:   •  8/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

A esquizofrenia é uma doença da personalidade que influência a zona central do eu e transforma toda a estrutura de vida do sujeito. Afeta cerca de 1% da população, causando sofrimento para o doente e sua família. Carreira (2009) sinaliza que o paciente pode passar por vários períodos de crises e remissões, causando em geral deterioração do funcionamento do doente e sua família.

Em nossa sociedade, o esquizofrênico é visto como "louco", um sujeito que provoca grande estranheza social devido ao seu desprezo com a realidade reconhecida. Possui comportamentos de quem rompeu as regras da sociedade, desdenhando a razão e perdendo a liberdade de desprender-se de suas fantasias. (BALLONE, 2008)

As causas da esquizofrenia não foram descobertas até hoje. Fatores genéticos, fatores ambientais, alterações cerebrais e bioquímicas podem influenciar de modo variável ao aparecimento e evolução da doença. (ALVES E SILVA, 2001)

Sintomas

Segundo Apa (2002), os sintomas pertencentes da Esquizofrenia podem estar em duas categorias principais: sintomas positivos, que demonstram um excesso ou distorção das funções normais, e sintomas negativos, que retratam uma diminuição ou perda destas mesmas funções. Os sintomas positivos incluem delírios, alucinações, desorganização discursiva e desorganização ou catatonia comportamental. Os sintomas negativos envolvem restrições da variedade e intensidade de expressões emocionais, fluência e lógica do pensamento, discurso e da “força de vontade”.

Tratamento Farmacológico

O tratamento farmacológico equivale fundamentalmente, na utilização de medicamentos antipsicóticos, os quais melhoram os sintomas e ajudam o paciente a conviver normalmente em sociedade, melhorando sua qualidade de vida. Agindo de modo que leve a diminuir ou eliminar os sintomas positivos da esquizofrenia, agindo de modo que os deixem menos impulsivos e agressivos. Aliviam também sintomas como delírios, alucinações e desorganização do pensamento. No entanto, não afetam os sintomas negativos, e até podem vir a produzirem sintomas semelhantes a eles, tais como indiferença, perda de iniciativa e reduzida expressão emocional (ALVES & SILVA, 2001).

Tratamento Psicoterápico

Conforme salienta Caetano, Pessoa & Bechelli (1993), do mesmo modo que o tratamento farmacológico pode contribuir para a psicoterapia, a mesma também contribui no tratamento da esquizofrenia. Mesmo com uso de medicamentos, causando alivio aos sintomas psicóticos, o paciente esquizofrênico tem imensa dificuldade em estabelecer contatos sociais e sua formação profissional se encontra também prejudicada. A psicoterapia pode desenvolver melhora no desempenho psicossocial, sendo um apoio ao paciente em seus relacionamentos pessoais, profissionais e principalmente familiares. Este tratamento pode ser realizado de diversas formas: terapia de suporte individual, terapia de grupo, terapia educativa, terapia familiar, treinamento social e treinamento vocacional. Todas tendo como finalidade, a capacitação de habilidades para simplificar a vida em sociedade dos pacientes diagnosticados como esquizofrênicos.

O terapeuta terá de "ser uma ponte entre o paciente e a realidade, uma imagem real, não-virtual e o representante de uma realidade melhor". (CAETANO, PESSOA & BECHELLI, 1993, p. 250). 

Referências

American Psychiatric Association. Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais, 2002.

ALVES, C. R. R; SILVA M. T. A. A esquizofrenia e seu tratamento farmacológico. Disponível em:  Acesso em: 17 agosto. 2016

BALLONE, G. J. Esquizofrenias. Disponível em:  Acesso em: 17 agosto. 2016

CAETANO, D; FROTA, P. O; BACHELLI, L. P. C. Esquizofrenia: atualização em diagnóstico e tratamento. São Paulo: Atheneu, 1993.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com