TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Ciência Psicologia

Por:   •  18/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Maria Augusta Rossi

Turma: 1º Semestre de Pedagogia

Atividade do texto A Psicologia ou a Psicologias

1-Utilizamos o conhecimento cientifico em nosso cotidiano para resolver questoes um pouco mais complicadas, que não resolveriamos apenas com o senso comum. Quando vamos, por exemplo fazer um bolo, sabemos que ao misturar os determinados ingredientes o bolo crescera ou não, ficara apetitoso ou não. Sem o conhecimento cientifico não saberiamos o que misturar para chegar ao nosso objetivo final, no caso, o bolo.

2-Senso comum é o conhecimento que adquirimos ao longo da vida,com as experiencias vividas. Podemos chamar de senso comum, o ato de saber a hora chegariamos em um determinado local, sem termos estudos cientificos sobre a distancia ou a velocidade que nessecitariamos.

3- Ao meu ver, visão de mundo é a forma que de fato o individuo ve o mundo, isso varia de pessoa pra pessoa pois depende de onde ele está inserido na sociedade e também pelo senso comum que ele possui.

4- O senso comum intrega o conhecimento  humano, utilizando  termos  como '' menina maluca'', ''rapaz complexado'','' ficar neurotico'' etec. Esses são termos do conhecimento psicologico  que são frequente mente utilizados no nosso dia a dia.

5- Existem varias formas de conhecimento, podemos citar a ciência exatas como uma delas. Esse conhecimento nos permite conhecer profundamente assuntos como fisíca (estudo dos astros,velocidade etc),quimica (estudos dos fenomenos quimicos, criação de remedios e até mesmo aliemntos) e matematica (estudo dos calculos). Além dessas podemos citar a filosofia e a sociologia que estudam a sociedade como um todo,temos também a arte e religão como formas de conhecimento humano.

6- As principais caracteristicas do conhecimento seriam, fatos ou aspectos do objeto de estudo, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa, aprimoramento dos estudo já feitos, além objetividade que seria sua caracteristica fundamental.

7- O senso comum é a informação que adquirimos ao longo da vida, já o conhecimento cientifico, é algo que necessita estudo. Muitas das vezes a ciencia serve pra testar as verdades do senso comum.

8- A psicologia faz parte do estudo das areas humanas, que como a Economia, sociologia, antropologia e outros estudos da are de humanas estuda principalmente o homem e seu comportamento. A psicologia também pode estudar o inconsciente e a personalidade.

9- Levando em conta que o objeto principal de estudo da psicologia é o homem, existem varias linhas de pensamento crenças e politicas que o pesquisador pode adotar, o que acaba interferindo no estudo final, pois o pesquisador pode se confundir facialmente com o objeto a ser pesquisado. Existe também a justificativa de que os fenomenos psicologicos são tão diversos que, não podem ser sujeito aos mesmos padroes de discrição, medida, controle e interpretação. Além disso, temos o fato de a psicologia ter se contituido como area do conhecimento só recentemente e por isso ainda não possui exatidão e teorias concretas que permitam determinar com exatidão seu estudo.

10-A materia prima do estudo da psicologia seria o homem em todas as suas expressões, como o comportamento e os sentimentos.

11- a subjetividade é o comportamento de cada um, sua maneira úica de amar, sentir, fantasiar e pensar é ela que constitui nosso modo de ser. Ela é basicamente a singularidade de cada ser humano.

12-Não é inata por o individuo a constrói aos poucos, é ativo na sua construção pois vai vivendo e obtendo experiencias sociais e culturais, enquanto cria e transforma a si próprio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com